Celebração comunitária no Festival de Música Alemã: Um festival de paixão!
Em 17 de junho de 2025, Schönau celebrou um concerto conjunto como parte do Festival de Música Alemã em Ulm com mais de 20.000 músicos.

Celebração comunitária no Festival de Música Alemã: Um festival de paixão!
Em 17 de junho de 2025, o Festival de Música Alemã em Ulm e Neu-Ulm terminou com um grande concerto comunitário realizado na Münsterplatz. Mais de 20.000 músicos estiveram ativos durante os quatro dias do festival e emocionaram o público com uma variedade de eventos.
Os deuses do clima inicialmente não tiveram boas intenções para os visitantes do festival. Uma noite de tempestade significou que vários itens do programa foram cancelados. No entanto, os músicos encontraram alegria na comunidade de camaradas que emergiu durante a noite em segurança e proteção. Paul Lehrieder, presidente da Associação Federal das Associações Musicais Alemãs, fez uma avaliação geral positiva do evento. Enfatizou que as festividades demonstraram o compromisso voluntário, a excelência musical e o espírito comunitário da música amadora.
Um final inesquecível
O destaque do último dia foi o desfile com a Schönau Town Music e a Todtnauberg Trachtenkapelle, que correu bem apesar de uma breve chuva. Cerca de 5.500 participantes viajaram ao longo do Danúbio até Petrusplatz em Neu-Ulm e criaram uma atmosfera impressionante. Durante o concerto comunitário foram ouvidos, entre outras coisas, o Ulm Fischermarsch e os hinos nacionais e europeus.
No total, foram oferecidos mais de 500 eventos, entre shows gratuitos ao ar livre, jogos de competição e campeonatos. Estima-se que esta diversidade tenha atraído mais de 100 mil visitantes ao longo dos quatro dias, apesar da meta de 150 mil. Com o grande número de participantes e mais de 500 voluntários, o programa rico em eventos foi implementado com sucesso. A organizadora principal, Anita Huhn, elogiou a diversidade musical e o comprometimento dos participantes.
Competições e homenagens
Destacam-se especialmente os jogos de competição, em que os clubes musicais puderam mostrar as suas actuações sem serem classificados. Entre as competições, destacou-se a vitória do maestro Andreas Schlegel com a Bubenhausen Music Association na classe média do Campeonato Europeu de metais da Boêmia-Morávia. Um destaque especial foi a “Batalha de Tambores” na noite de sexta-feira, que atraiu muitos espectadores.
Apesar dos cancelamentos de alguns concertos ao ar livre devido ao clima, o evento permaneceu livre de acidentes. A elevada ocupação dos quartos de hotéis e pensões nas duas cidades sublinhou o enorme interesse e expectativa pelo evento. O Festival de Música Alemã foi um testemunho impressionante do poder e da paixão da música amadora, uma experiência que os participantes certamente recordarão por muito tempo.
Para mais informações sobre o Festival de Música Alemã, visite os artigos de Editora Jaumann e notícias diárias.