Os desportos escolares de Leipzig em crise: encerramentos devido a campos desportivos em ruínas!
Em Lößnig, vários campos desportivos estão fechados devido a defeitos significativos. A cidade está planejando urgentemente medidas de renovação para o esporte escolar.

Os desportos escolares de Leipzig em crise: encerramentos devido a campos desportivos em ruínas!
Em Leipzig, quatro campos desportivos estão temporariamente fechados para desportos escolares. O campo esportivo em Sasstraße apresenta defeitos significativos, incluindo tartan vermelho descascado, bem como camadas pretas visíveis, rachaduras profundas e buracos. Esses problemas levaram ao uso da instalação de salto em distância e à proibição da pista de corrida para o funcionamento da escola. Uma inspeção de segurança revelou graves defeitos na pista de atletismo e freixo, sendo necessária a decisão de fechá-la. Os campos esportivos nas localidades Sasstrasse, Gohlis, Ratzelstrasse em Grünau, Katzmannstrasse em Mockau e Bernhard-Kellermann-Strasse em Lößnig foram afetados. Todas as escolas e clubes vizinhos foram informados sobre as proibições de uso. A cidade de Leipzig planeia contratar empresas especializadas para renovar a superfície tartan, embora as restrições de utilização possam durar até ao início do verão de 2026, uma vez que demora até ao final de setembro para aplicar novas superfícies. Isto é relatado pelo LVZ.
Existem requisitos específicos para o desporto escolar do Seguro Estatutário de Acidentes Alemão (DGUV) que dizem respeito à segurança das instalações desportivas. Neste contexto, o Wilhelm-Ostwald-Gymnasium enviou um pedido de ajuda ao público para exigir uma solução rápida. A condição das instalações desportivas também é agravada por um orçamento apertado e um financiamento inadequado. Algumas melhorias foram feitas no verão, como suavizar amassados na pista de tartan do fórum esportivo. Tasso Hanke, presidente da Associação de Atletismo de Leipzig, expressa preocupação com a negligência do atletismo nos esportes escolares.
Demandas por investimentos
A Associação Desportiva Estatal da Saxónia (LSB), que exige dez por cento dos fundos especiais do governo federal, também está exposta a uma pressão crescente. A Saxónia pode esperar mais de quatro mil milhões de euros deste fundo especial, e a parte necessária deverá ser utilizada para a renovação e modernização de instalações desportivas. O atraso de investimento em instalações desportivas saxónicas é atualmente de pelo menos 374 milhões de euros para instalações municipais, o que é um sinal alarmante para muitas instalações desportivas municipais e de propriedade de clubes. Esta informação vem de não on-line.
A evolução da situação é complexa. Embora a cidade de Leipzig planeie renovar as instalações dilapidadas, os requisitos da DGUV exigem uma revisão imediata e completa dos padrões de segurança de todas as instalações desportivas. Esta situação tem influenciado grandemente a utilização do desporto escolar, nomeadamente do atletismo, e evidencia a necessidade urgente de investimento na infra-estrutura das instalações desportivas.