Ativistas ocupam villa em Leipzig: vizinhos tomando café e bolo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Ativistas ocupam a Villa Krause em Leipzig para protestar contra a escassez de habitação e fortalecer os bairros.

Aktivisten besetzen die Villa Krause in Leipzig, um gegen die Wohnungsnot zu protestieren und Nachbarschaften zu stärken.
Ativistas ocupam a Villa Krause em Leipzig para protestar contra a escassez de habitação e fortalecer os bairros.

Ativistas ocupam villa em Leipzig: vizinhos tomando café e bolo!

No fim de semana passado, os activistas ocuparam novamente um edifício vazio, a “Villa Krause”, em Leipzig. Esta ação faz parte de um movimento mais amplo para chamar a atenção para a distribuição injusta de habitação e para os problemas do mercado imobiliário. De acordo com nd-aktuell.de, banners com a inscrição “Moldando o bairro juntos” estão afixados na villa. O clima no local era tranquilo e um bufê de bolos foi montado no pátio, destacando as ações dos ativistas na vizinhança.

O grupo, que se autodenomina “Dias de Ocupação Autônoma Leipzig (ABeTa)”, busca objetivos ambiciosos ao abrir a casa. Ela não quer apenas combater o aumento dos aluguéis e o isolamento no mercado imobiliário, mas também fortalecer a comunidade. Os conceitos de utilização propostos incluem cuidados infantis, ajuda com os trabalhos de casa, lojas gratuitas e reuniões regulares de bairro.

Ações de ativistas

Na noite de sexta-feira, 11 de outubro, os ativistas já haviam ocupado um prédio residencial vazio no bairro de Lindenau, mas foi evacuado pela polícia naquela noite. Eles agora estão investigando invasão. Até 70 pessoas participaram de uma reunião em frente ao prédio ocupado. O destacamento policial também foi complementado por suspeitas de novas ocupações de casas; A polícia investigou um imóvel no centro-noroeste, que, no entanto, permanecia desocupado.

Na ação mais recente, no domingo, os posseiros convidaram a vizinhança para visitar a casa junto com café e bolo para apresentar suas preocupações. Cerca de 35 apoiadores se reuniram no jardim da casa. Também foram distribuídos panfletos convidando as pessoas para a “reunião aberta de bairro em Villa Krause”. Esta iniciativa faz parte das “Dias de Ocupação Autônoma em Leipzig”, que apela à “verdadeira habitação social agora!” apoie em voz alta.

Ações e respostas policiais

Uma grande força policial esteve no local depois de proteger a casa ocupada. Conforme relatado por tag24.de, os serviços de emergência determinaram que nenhuma pessoa foi encontrada no prédio. Os ativistas criticam o fato de que, apesar das vagas existentes, muitas pessoas na cidade sofrem com os altos preços dos aluguéis e os projetos sociais estão sendo cortados. Esta situação deve ser resolvida através da ocupação e criação de espaços comuns.

Os acontecimentos em Leipzig reflectem um descontentamento crescente que está a conduzir a protestos e ocupações semelhantes em muitas cidades europeias. A “Villa Krause” pretende agora tornar-se um espaço de luta contra o isolamento social e de solidariedade.