Neckarwestheim 2: O longo caminho para a demolição da última usina nuclear na Alemanha!
A Ministra do Meio Ambiente, Thekla Walker, visita o desmantelamento da última usina nuclear, Neckarwestheim 2. O foco está nos controles de segurança e nos processos de descarte.

Neckarwestheim 2: O longo caminho para a demolição da última usina nuclear na Alemanha!
Em 17 de setembro de 2025, o chefe da EnBW Kernkraft, Jörg Michels, e o Ministro do Meio Ambiente de Baden-Württemberg, Thekla Walker, visitaram a usina nuclear Neckarwestheim 2, que foi desativada pela última vez em abril de 2023. Durante a visita, ambos usaram roupas de proteção para visualizar as diversas etapas do desmantelamento, que já começou. Neckarwestheim 2 foi a última central nuclear na Alemanha a cessar as operações e a geração de eletricidade no local já não é possível Diário do Governo relatado.
Existem atualmente 560 elementos combustíveis armazenados no reservatório de decomposição da usina e espera-se que permaneçam lá por três a cinco anos. Os primeiros 105 elementos combustíveis devem ser removidos da piscina no final do outono e embalados em recipientes especiais Castor. Estes são então levados através de uma fechadura para a instalação de armazenamento provisório. Esta instalação de armazenamento provisório é operada pelo governo federal e é inspecionada regularmente para garantir a segurança dos rodízios armazenados.
Processo de desmontagem e precauções de segurança
O trabalho de desmontagem começou com a desmontagem de dentro para fora. Muitas peças já foram desmontadas até agora. No total, este desmantelamento resultará em mais de 1,1 milhões de toneladas de recicláveis e resíduos, 97 a 98 por cento dos quais são classificados como recicláveis. Menos de 1% dos resíduos são radioativos; Os resíduos radioactivos de baixo e médio nível são armazenados na instalação de armazenamento provisório, enquanto os resíduos radioactivos de alto nível também são armazenados em contentores Castor.
O acesso ao edifício do reator requer várias verificações de segurança e troca de roupas. A sala de controle do reator nuclear funciona 24 horas por dia para monitorar prontamente quaisquer problemas. A EnBW assumiu a responsabilidade pelo desmantelamento dos seus cinco reatores nucleares em Baden-Württemberg. Isto também inclui as instalações em Obrigheim, Philippsburg 1 e 2 e Neckarwestheim 1.
Perspectivas de longo prazo
Prevê-se que o desmantelamento da central nuclear de Neckarwestheim esteja concluído até ao final da década de 2030. O desmantelamento de Obrigheim, iniciado em 2008, está previsto para ser concluído no início da década de 2030. Michels deixou claro que não era mais possível reiniciar os sistemas. Neste contexto, o Ministro do Ambiente, Walker, apelou à aceleração dos processos de eliminação final dos resíduos, o que é de grande importância no que diz respeito à segurança da população a longo prazo.
Quando estava activa, a central nuclear de Neckarwestheim era um importante fornecedor de energia e produzia um total de mais de 576 mil milhões de quilowatts-hora de electricidade. O Bloco I funcionou de 1976 a 2011 e o Bloco II de 1989 a 2023. Ambos os blocos estão em fase de desmantelamento. Uma vez concluídas as operações de mineração, elas serão liberadas da supervisão regulatória nuclear e serão consideradas locais industriais convencionais, o que permitirá decisões sobre o uso futuro do local, como EnBW explicou.