Parkbogen Ost de Leipzig: Paraíso verde de lazer para todos!
O Parkbogen Ost em Leipzig, que já foi uma linha ferroviária, será transformado em um cinturão verde ativo para pedestres e ciclistas até 2024.

Parkbogen Ost de Leipzig: Paraíso verde de lazer para todos!
A ideia do Parkbogen Ost surgiu da sociedade civil em 2011 e visa criar um oásis verde em Leipzig. O arco do parque percorrerá uma antiga linha ferroviária e servirá como via pedonal e ciclável após o encerramento de parte do arco ferroviário oriental devido à construção do Túnel da Cidade e adaptações ao transporte regional. Os cidadãos viram isto como uma oportunidade para reaproveitar a rota abandonada e, assim, aumentar o interesse no leste de Leipzig e melhorar a qualidade do ambiente de vida, como relata o MDR.
Em 2013, o projeto foi oficialmente aceito pelo Escritório de Renovação Urbana e Promoção Habitacional da cidade de Leipzig. Os planos iniciais foram apresentados durante oficinas comunitárias em abril e junho de 2015 sob o título “Parkbogen Ost – das áreas ferroviárias ao cinturão verde ativo”. O arco do parque se estende por cerca de cinco quilômetros do Museu Grassi até a principal estação ferroviária. Um destaque do projeto será o trecho da linha S-Bahn desativada e o impressionante viaduto ferroviário em Sellerhausen.
O conceito da banda ativa verde
Como elemento central, o East Park Arch liga os distritos de Reudnitz, Anger-Crottendorf, Stötteritz, Sellerhausen, Schönefeld e Zentrum-Ost. Destaca-se especialmente a ciclovia de grande altitude sobre o viaduto de 250 metros de comprimento, que oferecerá aos visitantes uma vista extraordinária. O projeto baseia-se na maquete do High Line Park de Nova York, reconstruído de 2006 a 2014. O planejamento e implantação do primeiro trecho, o Sellerhäuser Bogen, foi iniciado em 2017 por meio de um concurso de arquitetura, tendo o escritório berlinense SINAI sido premiado com o melhor projeto, relata. Ökoloewe.
O custo total do projecto está estimado em cerca de 41 milhões de euros, tendo o Ministério Federal da Construção disponibilizado 3,3 milhões de euros. Os custos de renovação do Arco Sellerhäuser deverão situar-se entre 12 e 16 milhões de euros. No entanto, a actual investigação sobre o estado estrutural das pontes e viadutos levanta a questão de saber se serão necessárias renovações parciais ou completas.
Desenvolvimentos futuros
A decisão de construção do troço nascente já foi aprovada pela Câmara Municipal na reunião de abril de 2022; o período de construção é de 2021 a 2024. Serão investidos 11,2 milhões de euros, dos quais 6,3 milhões de euros serão provenientes de financiamento. Outras medidas planeadas incluem vegetação atraente, alargamento da rota e conversão de antigas plataformas ferroviárias para criar novos locais para ficar e relaxar. Rampas e escadas sem barreiras garantem a ligação aos bairros vizinhos, de forma a tornar o arco do parque acessível a pessoas com restrições de mobilidade.
Um pré-requisito importante para o sucesso do projecto é melhorar a ligação ao resto da rede de transportes. Para o efeito, a ciclovia do Lene-Voigt-Park será alargada ou separada. Para o chamado “Nordspange”, que deverá ir da estação ferroviária de Sellerhausen à estação ferroviária principal, existem duas variantes no plano diretor que serão decididas no futuro. A transferência do tráfego ciclável para Parkbogen Ost também poderia ajudar a aliviar o tráfego rodoviário no leste de Leipzig e colmatar uma lacuna importante na rede cicloviária.