Lobo mata dez ovelhas em Schönau – o veterinário teve que intervir!
Em Schönau, provavelmente dez ovelhas foram mortas por um lobo. Os veterinários examinam amostras de DNA. A situação de segurança continua elevada.

Lobo mata dez ovelhas em Schönau – o veterinário teve que intervir!
Na manhã de quarta-feira ocorreu um incidente dramático no município de Schönau im Mühlkreis: nove ovelhas foram encontradas mortas, provavelmente resultado de um ataque de lobo. Além disso, outra ovelha teve que ser sacrificada por um veterinário devido a ferimentos graves. Não há vestígios de outra ovelha; poderia ter escapado ou sido sequestrado. As ovelhas pertenciam a uma casa de repouso em uma área pouco povoada. Estes passaram a noite num prado cercado em vez de no estábulo, o que os tornou vulneráveis.
Philipp Engleder, comissário de lobos do estado da Alta Áustria, expressou confiança de que um lobo foi o responsável pelo incidente. Amostras de DNA foram coletadas na quarta-feira e agora estão sendo avaliadas em Viena. Os resultados dessas amostras são esperados em aproximadamente duas semanas. Engleder enfatiza que não está claro se um único lobo ou uma matilha inteira estava envolvido, uma vez que Schönau está no limite de uma área de matilha de lobos.
Matilha de lobos na Alta Áustria
Existem atualmente quatro matilhas conhecidas na região, cada uma cobrindo um território de cerca de 150 quilômetros quadrados. Devido à criação de animais jovens, estas matilhas têm atualmente uma maior necessidade de alimentação, o que está a levar a um aumento dos ataques a animais em pastoreio. Incidentes semelhantes foram relatados recentemente em St. Georgen am Walde e Groß Gerungs no Waldviertel. Estes eventos levantam questões sobre a protecção dos animais de pastoreio e a gestão dos lobos na região.
No entanto, Engleder garante que os lobos geralmente não representam perigo para os humanos - este é o caso com uma probabilidade de 99,9 por cento. No entanto, as preocupações com os animais que pastam permanecem, especialmente depois de um incidente semelhante na região, no qual 11 ovelhas foram mortas, ter sido previamente documentado. Isto mostra que a discussão sobre a protecção dos animais de pastoreio e o tratamento dos lobos continua a ser de grande importância.
As autoridades são constantemente informadas e trabalham para avaliar a situação e tomar as medidas adequadas. Dados os incidentes actuais, será importante encontrar um equilíbrio entre a protecção dos animais que pastam e a manutenção da população de lobos.