Magia do circo na clínica: a nova exposição de arte de Altenburg inspira!
O Lindenau Museum Altenburg apresenta a exposição “Circus!” com gravuras históricas na Clínica Altenburger Land.

Magia do circo na clínica: a nova exposição de arte de Altenburg inspira!
O Lindenau Museum Altenburg está inaugurando uma fascinante exposição intitulada “Circus!” na Clínica Altenburger Land. Esta apresentação, que abriu hoje, 8 de outubro de 2025, inclui 17 fotografias reprodutivas de gravuras do século XX. As obras apresentam motivos animados como animais de circo, malabaristas e acrobatas, mergulhando o público no mundo colorido do circo. A exposição é exibida nas instalações da clínica e faz parte de uma cooperação de longa data entre o Museu Lindenau e a clínica.
Várias apresentações já foram realizadas na clínica no passado, incluindo vistas da cidade do artista Friedheim Milczynski em 2024. Atualmente, a exposição “Circus!” fornece uma visão da coleção do museu, apesar dos trabalhos de renovação e modernização em andamento no edifício do museu em Altenburger Schlossberg. No momento, apenas uma pequena parte das extensas coleções pode ser exposta no museu. As exposições especiais do Museu Lindenau acontecerão no Prinzenpalais do Palácio Residencial de Altenburg durante o fechamento.
A coleção gráfica do Museu Lindenau
Um olhar sobre o histórico do acervo gráfico do Museu Lindenau mostra que este é o departamento mais jovem da instituição. Foi originalmente criado por Franz Graf von Lindenau, que adquiriu principalmente reproduções gráficas como material ilustrativo para sua escola de arte e comércio. Em 1935 e 1936, o museu recebeu duas doações significativas: uma coleção de desenhos e gravuras dos séculos XVI a XX de Hermann Köhler e sua esposa, bem como obras de Hermann Anders Krüger, diretor da biblioteca estadual. A expansão sistemática da coleção gráfica começou após a reabertura do museu em 1949, sob a direção de Hanns-Conon von der Gabelentz, que desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento.
A coleção concentra-se em duas áreas principais: a gráfica alemã da década de 1920 e a gráfica do pós-guerra na RDA, com foco particular nas cenas artísticas de Dresden, Leipzig e Berlim. O acervo gráfico contém atualmente cerca de 40 mil folhas. Destacam-se especialmente as compras de portfólios impressos da década de 1920 em 1994 e 1995, que ampliaram o estoque para mais de 7.000 folhas individuais. Graças ao apoio de fundações e do grupo de apoio “Amigos do Museu Lindenau”, duas extensas coleções de Gerhard Altenbourg foram adicionadas em 1996/97 e 2010, tornando o museu a maior coleção de Gerhard Altenbourg acessível ao público.
A exposição “Circo!” não só oferece uma visão do fascinante mundo do circo, mas também reflete a rica história da coleção e o desenvolvimento contínuo do Museu Lindenau. O compromisso de comunicar arte e cultura permanece em primeiro plano, mesmo durante as atuais obras de renovação.