A Biocidade de Leipzig em ascensão: 200 empresas, 5.000 novos empregos!
O Bio City Leipzig, Centro de Ciências da Vida, promove a inovação e o crescimento em biotecnologia com mais de 50 empresas e 4.000 empregos.

A Biocidade de Leipzig em ascensão: 200 empresas, 5.000 novos empregos!
A biotecnologia tornou-se uma das indústrias de crescimento mais rápido em Leipzig e atrai cada vez mais empresas e trabalhadores. No Biocidade Leipzig Existem mais de 50 empresas e institutos de pesquisa sediados lá, incluindo a empresa Vita 34, que armazena sangue e tecido do cordão umbilical em tanques resfriados com nitrogênio. A biotecnologia emprega actualmente mais de 4 000 pessoas na região e foram criados nesta área um total de cerca de 5 300 postos de trabalho em mais de 200 empresas.
Leipzig persegue objetivos ambiciosos. Até 2035, a cidade quer se tornar um dos três principais locais alemães para ciências da vida. Esta ofensiva biotecnológica não é apenas vista como um modelo de sucesso na Saxónia, mas também como um indicador do caminho para futuros desenvolvimentos na indústria. O Estado Livre da Saxónia investiu mais de mil milhões de euros em biotecnologia nos últimos 25 anos.
Um centro de inovação
No centro deste desenvolvimento está a BioCidade Leipzig, que abrange uma área total de 20 mil metros quadrados. Desde 2003, empresas, cátedras orientadas para a biotecnologia e instituições não universitárias oferecem aqui uma plataforma de colaboração e inovação. O moderno laboratório e espaço de escritório são especificamente adaptados às necessidades de start-ups e jovens empresas no setor das ciências da vida.
A infraestrutura da Bio City é de última geração. Todos os laboratórios cumprem as normas S1/S2 e estão equipados com modernas capacidades de refrigeração, bem como sistemas de refrigeração com ar fresco e correntes de ar. Espaços de aluguer a partir de 30 metros quadrados também estão disponíveis a preços de 6 a 8 euros por metro quadrado.
- Über 4000 Menschen arbeiten in der Biotechnologie in Leipzig.
- Das Überleben von Unternehmen in der Bio City liegt bei fast 75 Prozent.
- Neubauten für Medizin- und Biotech-Firmen sind in Planung, darunter das Innovationszentrum Halle 12.
O centro de inovação está previsto para ser concluído até 2027 e desempenhará um papel importante na estratégia de cluster da cidade, que visa apoiar ainda mais o crescimento e o desenvolvimento das ciências da vida.
Pesquisa e Desenvolvimento
A Bio City Leipzig também abriga empresas estabelecidas como a c-LEcta, que desenvolve produtos enzimáticos para as indústrias farmacêutica e alimentícia. A Medical Forge oferece suporte para empresas jovens e a RedZinc está trabalhando em uma plataforma de telemedicina para monitoramento de sinais vitais. Nas imediações fica o Instituto Fraunhofer de Terapia Celular e Imunologia, que possui três instalações de salas limpas GMP que são utilizadas para a produção de novas abordagens terapêuticas.
A aposta na biotecnologia reflecte-se não só em novas empresas, mas também numa rede orientada para o futuro que promove o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias. Através destas iniciativas, Leipzig continua no caminho certo para alcançar os seus ambiciosos objetivos em biotecnologia e ciências da vida.