Baden-Württemberg falha nas metas climáticas: queixas de ajuda ambiental!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Baden-Württemberg não cumpre as suas metas climáticas para 2030, enquanto a Ministra do Ambiente, Thekla Walker, e o DUH estão a tomar medidas legais.

Baden-Württemberg verfehlt Klimaziele 2030, während Umweltministerin Thekla Walker und die DUH rechtliche Schritte einleiten.
Baden-Württemberg não cumpre as suas metas climáticas para 2030, enquanto a Ministra do Ambiente, Thekla Walker, e o DUH estão a tomar medidas legais.

Baden-Württemberg falha nas metas climáticas: queixas de ajuda ambiental!

No dia 1 de julho de 2025, Baden-Württemberg encontrará-se numa situação precária no que diz respeito aos seus objetivos climáticos. Alto estrela É pouco provável que o país atinja os seus objetivos climáticos, já previstos por especialistas no verão passado. Embora a Ministra do Ambiente, Thekla Walker, e o Ministro dos Transportes, Winfried Hermann, ambos dos Verdes, tenham apresentado medidas, não existe uma decisão formal para medidas adicionais de proteção climática.

O primeiro-ministro Winfried Kretschmann enfatiza que os requisitos básicos das medidas foram cumpridos, enquanto há uma disputa dentro do governo estadual verde-negro sobre a gravidade do não cumprimento das metas climáticas. Actualmente é claro que Baden-Württemberg só pode esperar uma redução nas emissões de CO2 de 53 por cento até 2030, o que é significativamente inferior aos 65 por cento legalmente exigidos.

Disputa sobre medidas de proteção climática

O sector dos transportes, em particular, apresenta défices significativos na consecução dos objectivos, mas os sectores energético, agrícola e industrial também contribuem para este fracasso. O governo estadual não cumpriu a meta climática legalmente estabelecida para 2030 em seis milhões de toneladas de CO2. Outro relatório do Ajuda ambiental alemã (DUH) esclarece que Baden-Württemberg deverá emitir 42 milhões de toneladas de CO2, o que é 17 por cento acima do limite permitido de 36 milhões de toneladas para 2030.

O DUH já entrou com uma ação no Tribunal Administrativo de Baden-Württemberg porque o primeiro-ministro Kretschmann não apresentou um programa imediato de proteção climática até o prazo final de 8 de junho de 2025. Esta ação visa forçar o governo estadual a cumprir suas obrigações legais após uma alteração à Lei de Proteção Climática em fevereiro de 2023 ter permitido ao governo escapar de uma decisão anterior que exigia que ele apresentasse um conceito de proteção energética e climática.

Medidas necessárias para proteção climática

Como parte do seu processo, o DUH exige uma série de medidas para realmente atingir as metas climáticas. Estes incluem:

  • Beschleunigte energetische Sanierung von Schulen und Kindergärten
  • Einführung einer Lkw-Maut auf Landstraßen
  • Einführung eines spezifischen Tempolimits auf Autobahnen
  • Dauerhafter Erhalt des Stuttgarter Kopfbahnhofs und Anbindung über die Gäubahn

No entanto, as medidas implementadas até agora não são suficientes para cumprir o requisito de neutralidade climática para 2040, que é ignorado por mais de 21 milhões de toneladas de CO2. Cinco dos sete sectores estão actualmente abaixo da meta, o que realça a urgência de medidas adicionais.

O desenvolvimento em Baden-Württemberg destaca os desafios da protecção climática na República Federal, onde não só existe falta de unidade política, mas também a implementação de decisões políticas muitas vezes fica aquém das expectativas.