Acordo de financiamento para a igreja da aldeia de São Paulo: Um marco está garantido!
Em 27 de agosto de 2025, a igreja da vila de St. Paul em Seehausen receberá um acordo de financiamento para segurança estrutural de fundos federais.

Acordo de financiamento para a igreja da aldeia de São Paulo: Um marco está garantido!
A igreja da vila de São Paulo em Seehausen recebe mais uma vez um acordo de financiamento da Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos (DSD). Na quarta-feira, 27 de agosto de 2025, o professor Christian Antz, curador local do DSD em Magdeburg, entregará o acordo de financiamento simbólico no valor de 27.213 euros ao pastor Lutz Brillinger às 10h00. Desde 2002, o DSD apoiou mais de 660 propriedades na Saxônia-Anhalt com recursos financeiros provenientes de doações, receitas de fundações fiduciárias e fundos da GlücksSpirale.
A Igreja de São Paulo, um edifício sagrado românico do século XII, é uma das igrejas mais antigas de Magdeburger Börde. A imponente construção em pedra de pedreira com torre transversal poente que abrange toda a nave, cobertura em empena, nave de nave única e coro recuado com ábside semicircular fazem dela um marco marcante da região. O interior da igreja é simples, com ábside em arco e nave de cobertura plana, enquanto arcos de volta perfeita ligam os vários componentes. Destacam-se a galeria poente em madeira, que data de 1690, e as janelas, que foram modificadas em estilo renascentista no século XVII.
Financiamento no âmbito da proteção de monumentos
A membro do Bundestag, Dra. Franziska Kersten, está entusiasmada com o apoio do governo federal à preservação da igreja da vila. De acordo com o seu anúncio, que contém também todas as informações relevantes, o financiamento será utilizado, entre outras coisas, para renovar e proteger estruturalmente a torre da igreja românica. Isto é particularmente importante para preservar o conjunto histórico geral do edifício, bem como as árvores e para garantir o acesso dos visitantes à igreja.
A Igreja de São Paulo tem um significado cultural especial; faz parte da Rota do Românico da Saxónia-Anhalt desde 2003 e membro da Rota Cultural Transromânica desde 2006, decidida pelo Conselho da Europa. Thomas Leitel, presidente da Seehäuser Kirchen e.V. associação de apoio, agradece o apoio e sublinha a alegria tanto da freguesia como dos munícipes por este importante apoio. A Dra. Kersten também oferece seu apoio para outros projetos em Börde e Jerichower Land.
As próximas medidas de preservação da igreja da aldeia são, portanto, um passo importante para a preservação e promoção dos valores culturais e históricos da região.