Ação de Graças em Schönau: Uma celebração de fé e comunidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A paróquia de Schönau celebrou o tradicional Dia de Ação de Graças com uma missa no dia 27 de outubro de 2025 e agradeceu pela colheita.

Die Pfarrgemeinde Schönau feierte am 27. Oktober 2025 mit einem Gottesdienst das traditionelle Erntedankfest und dankte für die Ernte.
A paróquia de Schönau celebrou o tradicional Dia de Ação de Graças com uma missa no dia 27 de outubro de 2025 e agradeceu pela colheita.

Ação de Graças em Schönau: Uma celebração de fé e comunidade!

No dia 27 de outubro de 2025, foi realizada uma missa festiva de celebração do Dia de Ação de Graças na paróquia de Schönau. O pastor Rupert Wimmer deu as boas-vindas aos fiéis e conduziu a cerimônia, que teve como tema central o agradecimento pela abençoada colheita. O altar de Ação de Graças lindamente decorado, decorado com frutas frescas e flores coloridas, foi exposto pela junta de freguesia, enquanto crianças e famílias do jardim de infância local trouxeram cestos de frutas decorados para o altar. O pastor Wimmer aproveitou a oportunidade em seu sermão para enfatizar o papel essencial da fé na abundância da colheita. Ao final do culto ele agradeceu o apoio musical do coral da igreja.

O Festival da Colheita é um evento tradicionalmente celebrado na Alemanha que tem suas origens como um festival agrícola. A Garota Alemã na América explica que o festival costuma ser comemorado no primeiro domingo de outubro, que em 2025 caiu no dia 5 de outubro. A Igreja Católica definiu esta data em 1972 para posicioná-la após o Dia de São Miguel, em 29 de setembro. A festa servia originalmente para agradecer uma boa colheita e para celebrar em comunidade.

Significado cultural e religioso

O Dia de Ação de Graças tem profundas raízes religiosas e é celebrado tanto nas igrejas católicas quanto nas protestantes. Tradicionalmente, o altar da igreja é decorado com espigas de trigo, frutas e grandes pães, e o evento inclui canto e celebração, muitas vezes complementado por um segundo culto à noite. Muitas comunidades celebram o festival com desfiles de lanternas e fogos de artifício.

Além disso, é relatado que nas regiões vitivinícolas o Dia de Ação de Graças também é celebrado como um festival do vinho. Em algumas regiões há até celebrações de três dias, começando com uma missa na sexta-feira. Uma das tradições deliciosas é a eleição de uma rainha da colheita, que lidera as celebrações usando uma coroa de trigo. Em algumas áreas, como a Pomerânia, a última espiga de milho é moldada numa figura chamada “O Velho”, que é levada ao escudeiro local.

Sustentabilidade e abastecimento

A festa não é apenas uma ocasião de celebração, mas também um momento de reflexão sobre a dependência do homem da natureza. Muitas comunidades partilham as ofertas da colheita com os necessitados após o festival, o que sublinha a responsabilidade social e a união na comunidade. Ao relembrar a colheita suada, o Dia de Ação de Graças fortalece a consciência da agricultura sustentável e a valorização dos alimentos.

Os primeiros registros das celebrações do Dia de Ação de Graças remontam ao cristianismo primitivo, embora no contexto católico romano o festival tenha sido documentado já no século III. O moderno festival de Ação de Graças também lembra uma variedade de costumes anteriores celebrados em diferentes culturas ao redor do mundo. Estas festividades, conforme descritas no contexto histórico da Wikipedia, muitas vezes remontam às tradições pré-cristãs e demonstram a profunda ligação do homem com a terra e os seus dons.