Drama em Schönau: Fogo na secadora põe a pensão em fumaça!
Em Schönau, Viechtach, um incêndio em uma lavanderia durante a noite gerou muita fumaça e uma chamada do corpo de bombeiros. Uma pessoa ficou levemente ferida.

Drama em Schönau: Fogo na secadora põe a pensão em fumaça!
Na noite de 18 de julho de 2025, ocorreu uma operação noturna de bombeiros no distrito de Schönau, em Viechtach, distrito de Regen. A causa foi um incêndio na secadora de uma pousada, que gerou muita fumaça. A roupa na secadora pegou fogo, fazendo com que a fumaça se espalhasse rapidamente por todo o prédio. Um total de doze pessoas foram afetadas, com uma pessoa sofrendo queimaduras leves. Acredita-se que a causa do incêndio seja um resíduo de óleo de massagem combinado com o calor da secadora, uma combinação perigosa, alertam os especialistas.
O corpo de bombeiros foi imediatamente alertado e, além de duas ambulâncias, estavam de plantão um médico de emergência e o gerente de operações da BRK de Viechtach. Os paramédicos da primeira ambulância conseguiram avaliar rapidamente a situação, pelo que os restantes serviços de emergência interromperam a viagem. A operação durou aproximadamente das 12h30 às 2h00. Após o término da operação, os hóspedes da pousada puderam retornar aos seus quartos.
Requisitos especiais para proteção contra incêndio
A causa do incêndio no caso atual destaca os perigos que podem surgir dos ácidos graxos insaturados nas toalhas. De acordo com uma análise de Alto Toalhas recém-lavadas podem pegar fogo se apresentarem resíduos gordurosos. Esses resíduos reagem com o oxigênio e geram calor, que quando combinados podem causar incêndios devastadores. Instituições como lavanderias de cozinha, massagistas e saunas são particularmente afetadas.
Para evitar tais incêndios, os especialistas recomendam lavar a roupa muito gordurosa pelo menos duas vezes, deixar a roupa arrefecer antes de empilhá-la e criar áreas de armazenamento especiais com maiores medidas de segurança contra incêndios. Neste caso, medidas de precaução adequadas teriam sido particularmente importantes.
Serviços de emergência no local
A operação no distrito de Viechtach foi liderada pelo comandante Stephan Schrötter. Ele foi apoiado pelos bombeiros de Wiesing, Viechtach e Blossersberg, e o chefe dos bombeiros distritais, Alexander Iglhaut, também esteve no local. O uso eficaz de numerosas forças ajudou o incêndio a ser rapidamente controlado antes que pudesse causar grandes danos.
Nesse caso, as ações cuidadosas dos bombeiros e dos paramédicos evitaram que algo pior acontecesse. Os acontecimentos ocorridos na pousada ilustram não só a importância da proteção contra incêndios, mas também a necessidade de identificar e eliminar atempadamente as potenciais causas de incêndio. A operação mostra a importância de medidas sofisticadas de proteção contra incêndio nas instalações hoteleiras.