Leilão obrigatório em Leipzig: propriedade de Gröner em breve em perigo!
Em Mockau-Süd, um imóvel comercial está sendo colocado em leilão obrigatório devido aos problemas financeiros de Christoph Gröner.

Leilão obrigatório em Leipzig: propriedade de Gröner em breve em perigo!
A situação financeira do empreiteiro Christoph Gröner está no centro de uma série de desenvolvimentos em Leipzig. O revés empresarial tem consequências de longo alcance, não só para o próprio Gröner, mas também para o projeto imobiliário que iniciou. Como lvz.de relatórios, um imóvel comercial em Mockau-Süd está sendo colocado em leilão obrigatório. A data para tal está marcada para 18 de setembro de 2025, às 11 horas, no Tribunal Distrital de Leipzig, Sala 101.
A propriedade cobre quase 3 hectares e está localizada em Dortmunder Straße 18 e Rosenowstraße 13. Segundo o relatório, o valor de mercado da área é de 2,64 milhões de euros. Gröner planejou originalmente construir aqui um bairro moderno chamado “4Work” com um volume de investimento de 180 milhões de euros, que incluiria escritórios, instalações de produção e um hotel-apartamento.
Antecedentes do leilão obrigatório
As razões para os leilões obrigatórios são variadas. O Raiffeisenbank de Hilpoltstein concedeu um empréstimo de cerca de 4 milhões de euros para a construção de um pavilhão logístico, mas solicitou o leilão obrigatório devido a reembolsos insatisfatórios. O processo de insolvência da empresa envolvida no projeto, CG Leipzig Ost Prefab GmbH & Co. KG, já está em curso, sob a supervisão do administrador da insolvência, o advogado Philipp Hackländer.
Um olhar sobre a história da propriedade mostra que anteriormente foi utilizada como fábrica de ferro fino e serralheria e também abrigou produção militar. Embora apenas um pequeno espaço aberto de 1.000 metros quadrados tenha sido alugado a uma empresa da Francônia que instala linhas de telecomunicações desde agosto de 2023, a maioria dos salões está em ruínas.
Investigações e pesquisas
As dificuldades de Christoph Gröner também são acompanhadas por investigações criminais. Na quarta-feira, a polícia fez buscas nas instalações comerciais do grupo de empresas Gröner porque havia uma suspeita inicial de atraso na insolvência dos responsáveis das empresas. A operação, que envolveu mais de 100 policiais, também incluiu buscas nas casas dos indivíduos. Há suspeita de retenção e desvio de salários porque as contribuições previdenciárias não foram pagas em dia. As investigações sobre isso foram iniciadas em agosto mdr.de relatado.
É necessário um grande esforço para avaliar os documentos protegidos, o que pode levar meses ou anos. Christoph Gröner, que fundou o Grupo CG em 1995 e foi anteriormente responsável por projetos como o Campus Mariannen e o Plagwitzer Höfe, enfrenta agora problemas financeiros que são agravados pelos efeitos da guerra na Ucrânia. O Grupo Gröner pediu falência no final de outubro, e os livros para 2022 já mostram uma carga de dívida de três dígitos milhões.
No geral, o futuro da propriedade e do grupo de empresas Gröner permanece incerto. A concretização definitiva do leilão obrigatório poderá depender das negociações no âmbito do processo de insolvência, que também pode incluir outras áreas. O próprio Gröner confirmou que o projeto está sendo cuidado pelo Dr. Hackländer e o proprietário é Leipzig Prefab GmbH & Co.