Ursula Jobst: Exposição memorial é inaugurada no Museu Lindenau!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Inauguração da exposição memorial “Prancha e almofada de alfinetes” no Museu Lindenau em 17 de julho de 2025 em homenagem a Ursula Jobst.

Eröffnung der Gedenkausstellung „Zeichenbrett und Nadelkissen“ im Lindenau-Museum am 17. Juli 2025 zu Ehren von Ursula Jobst.
Inauguração da exposição memorial “Prancha e almofada de alfinetes” no Museu Lindenau em 17 de julho de 2025 em homenagem a Ursula Jobst.

Ursula Jobst: Exposição memorial é inaugurada no Museu Lindenau!

Uma importante exposição memorial para a versátil artista e comprometida educadora de arte Ursula Jobst será inaugurada no Lindenau Museum Altenburg a partir de 18 de julho de 2025. Sob o título “Drawing Board and Pincushion”, trabalhos de diferentes fases do trabalho de Jobst serão apresentados até 19 de outubro de 2025, incluindo recortes de papel, aplicações têxteis, colagens e impressões gráficas. A inauguração da exposição acontecerá na quinta-feira, 17 de julho de 2025, às 18h. na localização provisória do museu na Kunstgasse 1. A entrada na exposição é gratuita, o que acolhe os entusiastas da arte e o público em geral.

Ursula Jobst, que morreu em Altenburg em novembro de 2024, aos 95 anos, deixou um legado impressionante. Ela desempenhou um papel central no restabelecimento do Estúdio de Belas Artes em 1971, que continua até hoje como o “estúdio” do Museu Lindenau. Jobst adotou ideias de política educacional do fundador do museu, Bernhard August von Lindenau, e assim lançou as bases para as ofertas de cursos atuais, destinadas a todas as gerações.

Trabalho artístico e significado pedagógico

Durante quase 50 anos, Ursula Jobst ofereceu aulas práticas de arte em Altenburg e era conhecida pela sua capacidade de encorajar outras pessoas no seu desenvolvimento artístico. Especialmente a partir de 1960, ela liderou círculos de pintura infantil na Volkshaus e na Pioneer House, bem como na fábrica de linhita Rositz. Sua paixão pela educação artística também se reflete em seus muitos anos como diretora do Estúdio de Belas Artes, que ocupou até se aposentar em 1989.

Na exposição, trabalhos selecionados de Jobst são exibidos no KUNSTWAND nesse ínterim. Essas obras ilustram as diversas técnicas artísticas que Jobst dominou e que transmitiu aos alunos em suas aulas. “É importante reconhecer a importância de Ursula Jobst para a educação artística na Turíngia”, diz o Dr. Benjamin Spira, que falará sobre o trabalho de sua vida na inauguração.

A exposição “Prancheta e Almofada de Alfinetes” não é apenas uma homenagem ao artista, mas também um ponto de encontro para todos os interessados ​​na arte e na sua comunicação.

Para mais informações sobre a exposição, visite a página do Museu Lindenau ou leia abg-info.de.