Escrever é felicidade”: Erfurt celebra o mundo de Mirjam Pressler!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente a exposição “Escrever é Felicidade” sobre Mirjam Pressler em Erfurt: 16 de maio de 2025 a 15 de janeiro de 2026.

Erleben Sie die Ausstellung "Schreiben ist Glück" über Mirjam Pressler in Erfurt: 16. Mai 2025 bis 15. Januar 2026.
Experimente a exposição “Escrever é Felicidade” sobre Mirjam Pressler em Erfurt: 16 de maio de 2025 a 15 de janeiro de 2026.

Escrever é felicidade”: Erfurt celebra o mundo de Mirjam Pressler!

De 16 de maio de 2025 a 15 de janeiro de 2026, a exposição “Escrever é Felicidade” convida você para a Antiga Sinagoga de Erfurt. Este evento é dedicado à renomada autora Mirjam Pressler, uma das autoras infantis e juvenis de língua alemã de maior sucesso. Nasceu em Darmstadt em 1940 e cresceu em circunstâncias difíceis, caracterizadas pela pobreza, solidão e violência. Foi só aos 39 anos que ela descobriu sua vocação para escrever. As suas obras abordam questões centrais da vida, como o medo, a violência, a solidão, a deficiência e os distúrbios alimentares, e caracterizam-se por uma clara coragem para enfrentar a vida e a esperança.

Os visitantes são convidados a mergulhar no mundo dos livros de Pressler e a se tornarem criativos. Um destaque da exposição será o seu envolvimento com temas judaicos e histórias de sobrevivência da era nazista. Seu último romance trata da história do Tesouro de Erfurt, tema que também será particularmente bem recebido em Erfurt.

Locais e horários de funcionamento

A exposição principal acontece na Antiga Sinagoga, Waschegasse 8 em Erfurt, que fica aberta de terça a domingo, das 10h às 18h. Além disso, a Pequena Sinagoga e a Galeria Waidespeicher também fazem parte do evento. Esses dois locais também têm o mesmo horário de funcionamento e fecham às segundas-feiras. A entrada para adultos custa 8 euros, as concessões custam 5 euros e as famílias podem adquirir o bilhete familiar por 17 euros. As turmas escolares e creches que participam das aulas têm entrada gratuita, assim como na primeira terça-feira de cada mês.

Acessibilidade e ofertas especiais

A Antiga Sinagoga é acessível sem barreiras; um elevador conecta todos os níveis de exposição. Guias de vídeo com alças auditivas também estão disponíveis para acomodar visitantes com deficiência auditiva. Visitantes com deficiência visual têm a opção de reservar passeios táteis.

Esta exposição, originalmente comissariada no Museu Judaico de Frankfurt e exposta em 2024, será ampliada para Erfurt para incluir aspectos adicionais que são adaptados aos novos locais de exposição. Os visitantes podem esperar uma experiência multifacetada que abrange dimensões culturais e históricas e chama a atenção para a importância da obra literária de Pressler.

Saiba mais sobre a exposição e os eventos que a acompanham no site MDR e Museus de arte de Erfurt.