Art in the Malek House: Mobile Studio traz uma lufada de ar fresco a Holzhausen!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O “Mobile Atelier” abre em Holzhausen am Ammersee com as artistas Hanna Kuster e Lara Werth para promover a arte contemporânea.

In Holzhausen am Ammersee eröffnet das „Mobile Atelier“ mit Künstlerinnen Hanna Kuster und Lara Werth, um zeitgenössische Kunst zu fördern.
O “Mobile Atelier” abre em Holzhausen am Ammersee com as artistas Hanna Kuster e Lara Werth para promover a arte contemporânea.

Art in the Malek House: Mobile Studio traz uma lufada de ar fresco a Holzhausen!

Em Holzhausen am Ammersee, uma casa vazia torna-se um estúdio temporário para dois artistas. O projeto, denominado “Mobile Atelier”, será utilizado pelas duas graduadas da Academia de Arte de Düsseldorf, Hanna Kuster e Lara Werth, até 19 de julho. Graças ao apoio financeiro do Ministério da Arte da Baviera e do município de Utting, este projeto pode ser realizado. A localização idílica da Malek House, a poucos passos do Lago Ammersee, oferece aos dois artistas condições ideais para o seu trabalho criativo. O prefeito Florian Hoffmann também está planejando converter a Malek House em um centro comunitário da aldeia.

Cerca de 70 duplas de artistas se inscreveram para participar do estúdio móvel e um júri selecionou Kuster e Werth. Como o Jornal do sul da Alemanha relata, a dupla de artistas não se interessa apenas pela produção artística, mas também aproveita para trocar ideias com a comunidade local. Kuster e Werth têm um relacionamento amigável que começou em conversas em bares. Embora Kuster já tenha lembranças positivas do Lago Ammersee, Werth é novo na Baviera.

Intercâmbio artístico e inspiração

Como parte do projeto, estão previstos diversos eventos para promover o intercâmbio com a população da comunidade. No dia 13 de junho arranca um programa de acompanhamento com “After Work Art”, seguido de uma tarde com seniores, um workshop para pais e filhos e um ateliê aberto. A finalização no dia 19 de julho às 16h. será utilizado para apresentar os resultados do trabalho artístico. Ao mesmo tempo, os dois artistas criam trabalhos em papel de grande formato e cores vivas que visam incentivar os residentes e visitantes de Holzhausen a participarem artisticamente.

Kuster e Werth encontram inspiração não apenas na paisagem do Lago Ammersee, mas também na tradição da colônia de artistas de Holzhausen, fundada por Paul Hoecker por volta de 1900. Cerca de 50 artistas criaram aqui um espaço de autenticidade e espírito comunitário. O Atelier Móvel pretende reavivar esta tradição. Nos últimos anos, Holzhausen tem experimentado um fluxo crescente de artistas e tornou-se cada vez mais popular como local criativo.

Mediação da arte contemporânea

O Mobile Atelier viaja pela Baviera desde outubro de 2023 para levar a arte contemporânea às áreas rurais. O objetivo é fortalecer a visibilidade da arte contemporânea e promover encontros e intercâmbio entre artistas e população. A Fundação Cultural JES apoia financeiramente o projeto e assim promove trabalhos artísticos e iniciativas comunitárias na região. No âmbito do projeto, os artistas têm acesso a até 2.000 euros por mês, que também podem cobrir custos de material até 1.000 euros.

De novo BBK Baviera Alegadamente, após a atual dupla de artistas, será lançada uma nova chamada de propostas para outra dupla, a fim de continuar os passos artísticos em Holzhausen no futuro. O prazo de inscrição é 24 de novembro de 2024, e o período de permanência está previsto de 6 de junho a 20 de julho de 2025.