Visão alegre na crise: processo de insolvência aberto para fabricante de bondes de Leipzig!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aberto processo de insolvência para o fabricante de bondes de Leipzig Heiterblick – planos e medidas de reestruturação para 250 funcionários.

Insolvenzverfahren für Leipziger Straßenbahnhersteller Heiterblick eröffnet – Sanierungspläne und Maßnahmen für 250 Mitarbeiter.
Aberto processo de insolvência para o fabricante de bondes de Leipzig Heiterblick – planos e medidas de reestruturação para 250 funcionários.

Visão alegre na crise: processo de insolvência aberto para fabricante de bondes de Leipzig!

Em 3 de julho de 2025, foi oficialmente aberto o processo de insolvência da fabricante de bondes de Leipzig Heiterblick. O Tribunal Distrital de Leipzig aprovou o pedido da empresa para um processo de insolvência de autoadministração, o que significa que os diretores executivos e os especialistas em reestruturação podem agora trabalhar juntos num plano de reestruturação. Segundo um porta-voz da empresa informado MDR Saxônia sobre o estado atual da situação. A busca por redução de custos já está a todo vapor e já existem discussões iniciais com potenciais investidores.

A Heiterblick GmbH tem cerca de 250 funcionários que agora serão apoiados pela Agência Federal de Emprego durante o trabalho temporário de curta duração. A agência cobre os salários e vencimentos dos funcionários por três meses. Os problemas que levaram à insolvência são complexos: as consequências da crise do coronavírus, as distorções do mercado resultantes do ataque russo à Ucrânia e os atrasos na execução dos projetos devido a perturbações nas cadeias de abastecimento estão a conduzir a uma situação tensa na empresa. Relatado a este respeito Revista Transporte Urbano que a disponibilidade de matérias-primas é severamente limitada e que os preços dos metais, em particular, aumentaram acentuadamente.

Antecedentes e condições de mercado

A Heiterblick foi fundada há 100 anos e originalmente funcionava como a principal oficina da empresa de transportes no distrito de HeiterBlick, em Leipzig. A empresa é uma subsidiária 100% da Leipziger Verkehrsbetriebe GmbH desde 2004. Em 2007 foi denominada HeiterBlick. No passado, a empresa entregou bondes para várias cidades da Alemanha, como Halberstadt, Hanover e Bielefeld.

A atual carteira de pedidos e entregas da empresa é notável. Os projetos atuais incluem:

Localização Veículos
Dortmund 24 + 2 na lista de instruções, mais 8 em calçados newos
Wurtzburgo 18 na entrega + opção 9
Görlitz (consórcio com Kiepe – LEIWAG) Elétrico e hidrogénio 8 + 1 da Hörmann
Zwickau 6 + opções 12
Lípsia 25 + opções 112 NGT12+ (XXL) + 18 NGT (L)

A Heiterblick conduz o processo de insolvência por sua própria iniciativa. A fim de avançar com a reestruturação e garantir a viabilidade da empresa a longo prazo, importantes partes interessadas já prometeram o seu apoio. Isto significa que as operações comerciais continuarão a funcionar inalteradas durante todo o processo de reestruturação. A conclusão bem sucedida desta medida poderá ser crucial para a Heiterblick.