Poesia para a liberdade: bolsistas PEN em Leipzig!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 2 de julho de 2025, a Biblioteca da Universidade de Leipzig recebe bolsistas do programa Escritores no Exílio para discutir literatura e poesia.

Am 2. Juli 2025 begrüßt die Universitätsbibliothek Leipzig Stipendiaten des Writers-in-Exile-Programms, um über Literatur und Poesie zu diskutieren.
No dia 2 de julho de 2025, a Biblioteca da Universidade de Leipzig recebe bolsistas do programa Escritores no Exílio para discutir literatura e poesia.

Poesia para a liberdade: bolsistas PEN em Leipzig!

No dia 24 de junho de 2025, a Biblioteca da Universidade de Leipzig sediará um evento especial: serão convidados bolsistas do programa “Escritores no Exílio” do PEN alemão. Durante mais de 25 anos, este programa proporcionou proteção e um lar temporário para escritores e autores perseguidos. O evento acontecerá no dia 2 de julho, às 14h30. na sala de conferências da Albertina, Beethovenstrasse 6, em Leipzig e será moderada por Kathrin Aehnlich. O foco temático é a literatura e o poder da poesia, e o evento é aberto a todos os visitantes.

Os bolsistas que falarão neste evento serão o Dr. Behnaz Amani do Irã e Ariel Maceo Tellez de Cuba. A Dra. Amani, uma poetisa comprometida e estudiosa literária, foi uma voz ativa durante o movimento Mulheres, Vida, Liberdade. Sua prisão e posterior libertação sob fiança devido a uma doença grave refletem os perigos enfrentados por muitos escritores. É bolsista do programa desde fevereiro de 2024. Ariel Maceo Tellez, talentoso poeta e jornalista, foi forçado a deixar Cuba em circunstâncias dramáticas após ser alvo de perseguição por causa de um de seus poemas. Ele também encontrou um lar no programa Escritores no Exílio desde que morou na Alemanha em 2024.

A importância do programa

Nuremberg é parceira oficial do programa “Escritores no Exílio” e, através do seu compromisso, está expressamente comprometida com a proteção de autores em risco. Nuremberg relata que A história da cidade durante a tirania nacional-socialista traz consigo uma responsabilidade especial para com os escritores perseguidos. Escritores proeminentes como Hermann Kesten ajudaram antigos intelectuais perseguidos e assim estabeleceram padrões para o compromisso de hoje.

O programa Escritores no Exílio oferece segurança e uma nova perspectiva para vários escritores, incluindo Sabal Phyu Nu de Mianmar e Nazli Karabiyikoglu da Turquia. Ambos enfrentaram desafios extremos nos seus países de origem enquanto lutavam pelos direitos humanos e contra a repressão. Suas histórias são um testemunho poderoso do valor da literatura e da busca pela liberdade.

Um olhar para o futuro

O programa Escritores no Exílio continua a ser um importante ponto de contacto para autores perseguidos e escritores que procuram refúgio na Alemanha. Não só apoia a produção artística, mas também o intercâmbio sobre questões sociais importantes. Esta iniciativa aumenta a sensibilização para os desafios enfrentados pelos escritores em regimes repressivos e proporciona-lhes uma plataforma para levantarem a sua voz.

O evento em Leipzig cria uma ligação entre a literatura e a situação atual dos autores perseguidos. É encorajado a considerar o património cultural e o passado no contexto dos desafios modernos que os escritores de todo o mundo enfrentam hoje.