Qualidade do ar em Leipzig: a poeira fina é tão perigosa hoje em dia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Medições da qualidade do ar em Leipzig em 13 de agosto de 2025 mostram os níveis atuais de poeira fina e recomendações para a população.

Luftqualitätsmessungen in Leipzig am 13.08.2025 zeigen aktuelle Feinstaubwerte und Empfehlungen für die Bevölkerung.
Medições da qualidade do ar em Leipzig em 13 de agosto de 2025 mostram os níveis atuais de poeira fina e recomendações para a população.

Qualidade do ar em Leipzig: a poeira fina é tão perigosa hoje em dia!

Em 13 de agosto de 2025, a qualidade do ar em Leipzig-Mitte apresenta valores fortemente flutuantes que são importantes para os residentes. As estações de medição locais registam principalmente partículas finas de poeira (PM10), ozono e dióxido de azoto. A qualidade do ar da cidade é classificada de acordo com vários limites, sendo feitas uma série de recomendações de saúde que são particularmente relevantes para pessoas sensíveis.

As medições atuais de partículas PM10 no ar são registradas de hora em hora e monitoradas usando uma máquina PM10 e um sistema de coleta de PM10. A análise detalhada fornece a base para uma avaliação abrangente da qualidade do ar. Enquanto a máquina PM10 fornece valores diários, a avaliação em larga escala é realizada a partir dos resultados do sistema de coleta, que ficam disponíveis com atraso devido às análises laboratoriais. Estes métodos são cruciais para determinar o nível real de exposição dos cidadãos ambiente.sachsen.de relatado.

Limites de qualidade do ar

Os valores limite legalmente estabelecidos para PM10 são de no máximo 50 microgramas por metro cúbico de ar, que podem ser excedidos até 35 vezes por ano. Alto lvz.de As seguintes classificações de qualidade do ar se aplicam:

Avaliação Poeira Fina (PM10) ozônio Dióxido de nitrogênio
Muito ruim > 100 μg/m³ > 240 μg/m³ > 200 μg/m³
Ruim 51-100 μg/m³ 181-240 μg/m³ 101-200 μg/m³
Moderado 35-50 μg/m³ 121-180 μg/m³ 41-100 μg/m³

Estas avaliações mostram que se os valores forem “muito fracos”, o esforço físico ao ar livre deve ser evitado para pessoas sensíveis. Caso os valores sejam “ruins”, aconselha-se minimizar atividades extenuantes para pessoas menos sensíveis. Em dias com qualidade do ar “moderada”, os efeitos negativos a curto prazo são improváveis, mas as exposições a longo prazo, como as que ocorrem nas grandes cidades, podem ser problemáticas.

Fatores que influenciam a qualidade do ar

Sabe-se que as condições climáticas têm um impacto significativo na distribuição de material particulado no ar. As condições climáticas de inversão, em particular, podem levar a horas de estresse, o que pode tornar aconselhável a realização de atividades em ambientes fechados. Um exemplo dessa poluição de curto prazo são as emissões de poeiras finas causadas pelos fogos de artifício da véspera de Ano Novo, que, no entanto, não são significativas quando observadas ao longo do ano. Além disso, as condições do vento podem dispersar rapidamente os resíduos, melhorando temporariamente a qualidade do ar.

Em resumo, a qualidade do ar em Leipzig é uma questão importante que é monitorizada através de medições regulares e avaliações cuidadosas. As autoridades locais estão a trabalhar para manter os cidadãos informados sobre a situação atual e os riscos para a saúde associados.