O novo projeto residencial de Leipzig: 202 apartamentos para todos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O maior novo projeto de construção de Leipzig: 202 apartamentos subsidiados estão sendo construídos em Johannisallee. A construção começa em 2025, primeiros inquilinos a partir de 2027.

Leipzigs größtes Neubauprojekt: 202 geförderte Wohnungen entstehen in der Johannisallee. Baustart 2025, erste Mietern ab 2027.
O maior novo projeto de construção de Leipzig: 202 apartamentos subsidiados estão sendo construídos em Johannisallee. A construção começa em 2025, primeiros inquilinos a partir de 2027.

O novo projeto residencial de Leipzig: 202 apartamentos para todos!

Um novo projeto de construção significativo da Leipziger Wohnungs- und Baugesellschaft (LWB) está atualmente sendo realizado em Leipzig. Em 23 de maio de 2025, foi lançada a pedra fundamental de 202 novos apartamentos em Johannisallee. Este projeto de construção inclui nove edifícios de apartamentos com apartamentos de um a cinco dormitórios de diversos tamanhos, além de duas unidades comerciais e salas para obras de bairro. Mais de metade dos apartamentos são subsidiados no âmbito do programa “Bound Rental Housing” do Estado Livre da Saxónia, sendo 104 do total de 202 apartamentos oferecidos a um preço básico de aluguer de 6,50 euros. Espera-se que os primeiros inquilinos se mudem para os novos quartos a partir de meados de 2027.

O novo projeto de construção em Johannisallee será concebido de forma a formar uma unidade harmoniosa com os edifícios altos da LWB circundantes. As medidas sustentáveis ​​são uma parte central do projecto; Estas incluem a ecologização das áreas dos telhados e a integração de sistemas fotovoltaicos. Além disso, são tomadas medidas ecológicas de acompanhamento para proteger as árvores mais antigas existentes. O Estado Livre da Saxônia apoiou o projeto com seis milhões de euros.

Outros projetos da LWF

Em ligação direta com a construção dos novos apartamentos, existem vários outros projetos LWB que estão em fase de conclusão. Esses projetos incluem:

  • Sammlung-Lampel-Straße: 100 geförderte Wohnungen
  • Robert-Schumann-Straße: 104 Wohnungen, Hälfte gefördert
  • Shakespearestraße: 65 Wohnungen, Hälfte gefördert
  • Mockauer / Kieler Straße: 80 Seniorenwohnungen

Além disso, estão previstos para este ano mais dois novos projetos de construção na Essener Strasse com 121 apartamentos e na Plovdiver Strasse com cerca de 50 apartamentos em construção em série.

Promover e combater o défice habitacional

O apoio do Estado Livre da Saxónia à construção de habitação permanece ininterrupto. Num outro novo projeto de construção em Mockau, a Secretária de Estado Barbara Meyer lançou há alguns meses a pedra fundamental para 100 novas unidades de habitação social, que deverão ser concluídas em agosto de 2025. O projeto compreende edifícios de 5 e 7 andares com um custo de construção estimado em cerca de 28,1 milhões de euros, dos quais 5,1 milhões de euros foram provenientes do programa de arrendamento vinculado. Neste contexto, a cidade de Leipzig recebeu um total de 25 milhões de euros deste fundo de financiamento em 2023 para projetos semelhantes.

Desde 2018, mais de 130 milhões de euros foram aprovados na Saxónia através da directiva para habitação de arrendamento vinculado, o que levou à criação ou construção de quase 3.000 unidades de habitação social. O financiamento destina-se a comunidades com um mercado imobiliário restrito, como Leipzig, Dresden e Großpösna, com o objetivo de proporcionar às famílias com rendimentos mais baixos acesso a espaço habitacional. Os pedidos de financiamento podem ser feitos desde que o espaço habitacional seja fornecido a inquilinos elegíveis com rendas reduzidas por um período mínimo de 15 a um máximo de 20 anos.

O apoio do governo estadual reflecte-se num aumento direccionado do financiamento para a promoção de habitação para arrendamento acessível, de 96 milhões de euros em 2023 para até 124 milhões de euros em 2024. Isto destina-se a ajudar a combater a urgente escassez de habitação em Leipzig e outras cidades.

Para mais informações sobre o projeto e o apoio ao arrendamento habitacional, pode ler os artigos do Informações sobre Leipzig, Serviço de mídia Saxônia e Construindo Vida na Saxônia ser chamado.