Praga de ratos em Paunsdorf: os moradores exigem ajuda urgentemente!
Praga de ratos em Paunsdorf: Os residentes relatam um número crescente de ratos, riscos para a saúde e medidas inadequadas por parte da cidade.

Praga de ratos em Paunsdorf: os moradores exigem ajuda urgentemente!
Há um aumento alarmante nas populações de ratos no distrito de Paunsdorf, em Leipzig, o que causa cada vez mais incerteza entre os residentes. René Cremer, morador da região, observou repetidamente ratos nas últimas semanas, que são avistados nas ruas e parques infantis mesmo durante o dia. Suas experiências pessoais, como ver um rato emergir de uma lata de lixo azul, ilustram a situação precária. “É um grande risco para a saúde, especialmente para as crianças”, diz Cremer. Apesar das suas queixas sobre as armadilhas ineficazes preparadas pelo seu senhorio, o problema dos ratos permanece sem solução. Ele critica que essas armadilhas não têm o tamanho adequado para capturar efetivamente os animais. De acordo com relatórios de lvz.de, as reclamações às autoridades ainda não foram tratadas de forma adequada.
O prefeito ambiental Heiko Rosenthal destacou que estatisticamente existem quatro ratos para cada ser humano na Alemanha, o que classifica a questão como um problema civilizacional. Os moradores que contataram a administração municipal relataram pouca ou nenhuma resposta. Os esforços intensivos da administração distrital para persuadir os proprietários dos apartamentos a realizarem o controlo de pragas também não tiveram sucesso. A vereadora verde Marsha Richarz expressou preocupação com o direito dos residentes de que as suas preocupações sejam levadas a sério e apelou a medidas específicas para combater o problema dos ratos.
Reações políticas e opções de ação
A questão da infestação de ratos em Paunsdorf chegou agora ao Conselho Consultivo do Distrito de East City, que soou o alarme e apela urgentemente à acção. Numa reunião do conselho municipal, Beate Ehms, da facção de esquerda, relatou pelo menos dez reclamações de residentes, que muitas vezes não foram tratadas de forma adequada. “O descarte incorreto de resíduos é uma causa que contribui para o acúmulo de ratos”, enfatiza Ehms e pede uma repensação da população. Além disso, lixeiras transbordando e buracos profundos em áreas verdes foram descritos como sinais de atividade de ratos. Os moradores relatam que a caminhada para casa à noite costuma ser “muito assustadora” porque os ratos estão por toda parte.
Martin Haug, outro morador, verifica regularmente se há infestação de ratos em seus carros e já encontrou vários animais debaixo do capô. “Não quero um ninho no meu carro”, diz ele, relatando suas descobertas horríveis. Os funcionários do saneamento municipal também salientam que a eliminação inadequada de resíduos pelos residentes só está a agravar a situação, enquanto o autarca garante que será criada uma nova força-tarefa para combater o problema, a fim de melhor enfrentar os desafios recorrentes. A moradora Catrin Hartmann, que há mais de dez anos fala sobre problemas com ratos, critica mais uma vez a falta de separação de resíduos em sua área.
Perspectivas e envolvimento cívico
Os resultados desta nova iniciativa são aguardados com grande expectativa, pois o envolvimento dos residentes locais é essencial. Alguns residentes até esperam que os corvos que capturam ratos possam ajudar a combater a praga naturalmente. Dada a crescente actividade dos ratos e a falta de apoio governamental até à data, qualquer medida tomada para melhorar a situação só pode ser vista como positiva.