Ilse Lichtenthäler recebe o Prêmio Günter-Harig pelo trabalho de abrigo feminino!
Ilse Lichtenthäler recebe o Prêmio Günter Harig por seu compromisso com o trabalho de abrigo feminino em 15 de outubro em Lübeck.

Ilse Lichtenthäler recebe o Prêmio Günter-Harig pelo trabalho de abrigo feminino!
Ilse Lichtenthäler recebe o renomado Prêmio Günter Harig por seus muitos anos de compromisso com o trabalho das mulheres. Na concessão de 15 de outubro, ela aceitará o prêmio para mulheres em abrigos de mulheres e seus funcionários. Os projetos da Lightal que são ativos para as mulheres desde 1978 contribuíram significativamente para o desenvolvimento e apoio dos abrigos das mulheres na Alemanha. Ela trabalha no abrigo feminino de Lübeck há 15 anos e também confundiu a Associação de Apoio em Siegen.
Lichtenthäler quer chamar a atenção para a situação nos abrigos das mulheres com seu compromisso e se refere aos desafios que muitas mulheres precisam dominar todos os dias. No ano passado, 69 mulheres e 98 crianças no abrigo feminino de Lübeck estavam procurando proteção, enquanto 239 mulheres e 281 crianças tiveram que ser rejeitadas devido à falta de espaço. A necessidade de lugares de proteção é enorme e a utilização de abrigos para mulheres na Alemanha é de cerca de 95 % em todo o país. Atualmente, existem cerca de 400 abrigos femininos, com um total de 14.000 lugares na Alemanha, o que leva à situação crítica.
Antecedentes para o movimento do abrigo feminino
O movimento do abrigo para mulheres na Alemanha foi significativamente inspirado por iniciativas semelhantes na Inglaterra. A partir de meados da década de 1970, os movimentos das mulheres começaram a tornar pública a extensão da violência contra mulheres e crianças. O primeiro abrigo para mulheres autônomas foi inaugurado em Berlim em novembro de 1976. Nesse contexto, é importante mencionar que o financiamento dos abrigos femininos na Alemanha não é uma obrigação do Estado e que muitas instituições tiveram que fechar devido a gargalos financeiros. Todos os anos, milhares de pessoas que buscam proteção são rejeitadas, o que sublinha a necessidade urgente de reforma nessa área.
Lichtenthäler elogia o apoio da cidade de Lübeck, especialmente o prefeito Jan Lindenau, mas vê os cortes na casa como um problema sério. Ele enfatiza que o tempo de permanência das mulheres nas casas depende muito do mercado imobiliário. Mulheres com formação em migração ou muitas crianças em particular têm dificuldade em encontrar acesso a acomodações seguras.
Requisitos para mudança
Em suas declarações, a luz diminui criticou que a violência contra as mulheres geralmente não é reconhecida pela sociedade como um problema solucionável. No entanto, essa visão dificulta o progresso e a criação de retiro seguro para as mulheres afetadas pela violência. "Temos que garantir que toda mulher que fique na frente de um abrigo para mulheres também possa ser aceita", ela enfatiza.
Os Lichtenthälers costumam usar o violão e planeja continuar seu compromisso com as mulheres até o fim da vida. A cerimônia de premiação em 15 de outubro não é apenas um sinal pessoal, mas também um sinal institucional: é um chamado para apoiar ainda mais o trabalho valioso nos abrigos femininos e aumentar a importância social dos direitos das mulheres.
A cerimônia de premiação será realizada em St. Petri em 15 de outubro às 19h; As partes interessadas podem se registrar por telefone ou e -mail.