Altenburg à vista: exposição mostra tesouros artísticos depois de 1945!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Inauguração do KUNSTWAND no Lindenau Museum Altenburg em 23 de outubro de 2025: Exposição sobre novidades após 1945, entrada gratuita.

Eröffnung der KUNSTWAND im Lindenau-Museum Altenburg am 23. Oktober 2025: Ausstellung zu Neuzugängen nach 1945, Eintritt frei.
Inauguração do KUNSTWAND no Lindenau Museum Altenburg em 23 de outubro de 2025: Exposição sobre novidades após 1945, entrada gratuita.

Altenburg à vista: exposição mostra tesouros artísticos depois de 1945!

No dia 23 de outubro de 2025, às 18h, o Museu Lindenau em Altenburg inaugurará o quarto ART WALL para pesquisa de proveniência. Esta exposição mostra obras importantes que foram transferidas para o museu de Altenburg e arredores após 1945. A apresentação é particularmente dedicada às novas adições da região na primeira década após a Segunda Guerra Mundial, que representam uma parte importante do museu e da história da cidade.

Sob a liderança de Hanns-Conon von der Gabelentz, nomeado diretor em tempo integral em 1951, o acervo do Museu Lindenau cresceu consideravelmente. Durante esse período, mais de 50 obras de arte entraram na coleção, que foram vendidas por negociantes locais de arte e livros, como Julius Brauer e Hermann Bennewitz. O próximo KUNSTWAND apresenta um total de oito exposições que foram adquiridas durante este período crítico, proporcionando uma visão da história artística e cultural da região.

Programa de colaboração e apoio

A exposição é o resultado de uma colaboração com várias instituições, incluindo os Arquivos do Estado da Turíngia, os Arquivos Distritais de Altenburg e os Arquivos da Cidade de Altenburg. Além da cerimônia de abertura, estão previstas visitas ao KUNSTWAND para os dias 26 de outubro e 27 de dezembro de 2025, além de uma palestra noturna no dia 24 de novembro de 2025. A apresentação poderá ser vista de 24 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026 e a entrada é gratuita.

A pesquisa de proveniência tornou-se cada vez mais importante nos últimos anos. Um exemplo disso é a coleção gráfica do Museu Lindenau, que cresceu significativamente entre 1951 e 1961 sob a direção de Gabelentz e seu assistente de pesquisa Helmut Scherf. Nessa época, foi lançado o primeiro livro de registros, no qual todas as obras de arte são registradas.

Desenvolvimentos importantes na pesquisa de proveniência

O livro de entradas permite uma avaliação detalhada do crescimento do acervo. Além da aquisição de pinturas e esculturas, geralmente mais caras, o acervo gráfico também buscou um enfoque mais amplo em termos de conteúdo. Gabelentz e Scherf adquiriram especificamente obras de artistas mais acessíveis e muitas vezes mais baratos no campo gráfico, incluindo artistas contemporâneos como Otto Dix e Hans Körnig.

Os primeiros resultados expositivos deste trabalho de pesquisa serão apresentados antecipadamente na apresentação KUNSTWAND "Na parede ou no armário de veneno? Novas adições à coleção gráfica de 1934 a 1961". Esta exposição emblemática acontecerá de 18 de outubro de 2024 a 14 de janeiro de 2025, no intervalo do Museu Lindenau, e será acompanhada por uma publicação que a acompanha.

Através destas iniciativas, o Museu Lindenau não só fortalece o seu perfil como centro histórico-cultural, mas também aumenta a consciência sobre os aspectos práticos e éticos da pesquisa de proveniência no mundo da arte de hoje. Um passo importante para compreender o passado e descobrir as histórias por trás das obras de arte.

Para mais informações sobre a inauguração e eventos, acesse Rede ABG ou Museu Lindenau.