Leipzig está testando limpa-neves robóticos autônomos – o serviço de inverno do futuro!
No Aeroporto de Leipzig/Halle, limpa-neves autónomos estão a ser testados em condições de verão para verificar a sua eficiência e prontidão operacional.

Leipzig está testando limpa-neves robóticos autônomos – o serviço de inverno do futuro!
Um teste com veículos inovadores e autônomos de serviço de inverno começa hoje no Aeroporto de Leipzig/Halle. A prova, que terá a duração de uma semana, decorrerá em condições de verão. O objetivo deste ensaio é testar a condução autônoma de veículos para remoção de neve nas pistas, mesmo que não haja neve na região nesta época do ano. Estes testes são o primeiro passo na implementação de novas tecnologias para o serviço de inverno, relata o Tempo.
Um total de quatro limpa-neves autônomos foram preparados para este teste. As missões de teste acontecem durante o dia em uma área isolada do pátio para não atrapalhar as operações regulares de voo. Um motorista experiente do serviço de inverno está presente em todos os veículos para intervir em caso de emergência, mas isso ainda não foi necessário. Nenhuma permissão especial foi necessária para os testes porque sempre há motoristas a bordo, disseram eles. Weather.com.
Tecnologia e perspectivas
Os veículos são do fabricante suíço Aebi Schmidt, que já realizou testes semelhantes em vários aeroportos alemães, incluindo Berlim e Estugarda. Aebi Schmidt é considerada líder global no desenvolvimento de veículos de compensação para aeroportos. O fabricante tem grandes esperanças na tecnologia e espera poder usar limpa-neves totalmente autônomos, sem motorista de segurança, em três a quatro anos, relata. Tempo. Uma das principais vantagens dos limpa-neves robóticos é a capacidade de operar 24 horas por dia, independentemente das condições climáticas.
O uso da navegação GPS permite um controle preciso, o que é extremamente importante em épocas de início repentino do inverno. Os aeroportos são considerados excelentes locais para sistemas autônomos, pois proporcionam um ambiente controlado que incentiva a adoção dessas tecnologias. A associação aeroportuária ADV apoia estes desenvolvimentos porque são vistos como uma oportunidade para aumentar a eficiência e segurança dos processos.
Os desafios relativos às questões de responsabilidade e aos elevados requisitos de pessoal durante a neve ainda não foram resolvidos. Estes aspectos poderão ter um impacto significativo na continuação da utilização de veículos autónomos no serviço de inverno. Embora o interesse na tecnologia seja atualmente baixo em alguns locais, como Estugarda, Leipzig vê potencial e planeia continuar os testes em julho e agosto.