Leipzig comemora 25 anos após a reabertura da Thomaskirche!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Leipzig comemora 25 anos da reforma da Thomaskirche, associada a Bach, no Domingo de Pentecostes com serviço religioso e festividades.

Leipzig feiert 25 Jahre nach der Sanierung der Thomaskirche, verbunden mit Bach, am Pfingstsonntag mit Gottesdienst und Festlichkeiten.
Leipzig comemora 25 anos da reforma da Thomaskirche, associada a Bach, no Domingo de Pentecostes com serviço religioso e festividades.

Leipzig comemora 25 anos após a reabertura da Thomaskirche!

No dia 7 de junho de 2025, a congregação da Igreja de São Tomás em Leipzig relembrará com orgulho um importante evento histórico: a rededicação da igreja há 25 anos, em 11 de junho de 2000, após uma reforma completa. Esta renovação foi urgentemente necessária e durou mais de três anos, durante os quais a igreja não só foi restaurada, mas também adaptada ao seu esquema de cores original do gótico tardio. O custo total do projeto foi de doze milhões de euros, com a comunidade protestante da Igreja de São Tomás arrecadando ela mesma cerca de dez milhões de marcos para financiar as extensas obras de renovação. Para arrecadar esse valor, a comunidade iniciou uma campanha de arrecadação de fundos na década de 1990.

Uma parte importante desses esforços foi a fundação da associação “Thomaskirche – Bach 2000” em 21 de março de 1997. Desde então, a associação estabeleceu-se como um ator central na preservação e promoção da Thomaskirche. Uma das primeiras iniciativas foi a abertura de uma loja de souvenirs no adro da igreja, que abriu portas em 10 de julho de 1998 e foi muito frequentada por um grupo de turistas. A associação conta atualmente com cerca de 357 membros da Alemanha, Europa, Japão, EUA e Austrália que estão ativamente envolvidos na preservação da igreja e apoiam projetos importantes como a compra de um novo sistema de ventilação e umidificação e a restauração dos dois órgãos.

Uma variedade de projetos apoiam a preservação da Igreja de São Tomás

Graças ao empenho da associação de apoio, numerosos projetos importantes foram realizados nos últimos anos. Isto inclui, entre outras coisas, a produção de uma maquete tátil da Igreja de São Tomás para cegos, que facilita o acesso deles à igreja. Outro destaque foi a devolução do altar neogótico de Jesus em 2016, que foi possível graças ao comprometimento de um sócio do clube. A consagração de sinos em outubro de 2021 marcou a conclusão da restauração e ampliação dos sinos históricos da Igreja de São Tomás.

A Thomaskirche não é apenas o lar do famoso Coro St. Thomas, mas também o local de descanso de Johann Sebastian Bach, um dos compositores mais importantes da história da música. Em 2024 era esperado um número surpreendente de visitantes, cerca de 132 mil pessoas que gostariam de visitar o sítio histórico. Para fazer face a esta correria e manter a igreja em perfeito estado, estão em curso obras de cantaria na zona de entrada do portal de Bach para remodelar as históricas portas de entrada.

No próximo domingo de Pentecostes, 8 de junho, a comunidade comemorará a inauguração da igreja há 25 anos com serviço e festividades especiais. Christian Wolff, que foi pároco da Igreja de St. Thomas até sua aposentadoria em 2014, relembra com gratidão a reforma anterior e os numerosos progressos que a comunidade fez desde então. Nos anos desde a sua fundação, a associação de apoio angariou cerca de 6 milhões de euros para apoiar a freguesia e continuará a dar um contributo decisivo para garantir que a Thomaskirche de Leipzig seja preservada em todo o seu esplendor.

Mais informações sobre a associação de apoio e como você pode apoiá-la podem ser encontradas no site da associação. Além disso, [evangelisch.de](https://www.evangelisch.de/contente/244156/08-06-2025/wiedereinweihung-vor-25-jahren-leipzig- Feiert-seine-thomaskirche) relata detalhadamente a história e o significado da Thomaskirche em Leipzig.