Jardins em loteamento do ano 2025: Leipzig homenageia os melhores jardins!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 14 de junho de 2025, três jardins em loteamento em Leipzig, incluindo a associação em Kleinzschocher, foram homenageados por seu excelente design.

Am 14. Juni 2025 wurden in Leipzig drei Kleingartenanlagen, darunter der Verein in Kleinzschocher, für ihre hervorragende Gestaltung ausgezeichnet.
Em 14 de junho de 2025, três jardins em loteamento em Leipzig, incluindo a associação em Kleinzschocher, foram homenageados por seu excelente design.

Jardins em loteamento do ano 2025: Leipzig homenageia os melhores jardins!

No sábado, 14 de junho de 2025, uma homenagem especial foi dada aos jardins em parcelas no “Dia do Jardim” anual em Leipzig. Os vencedores do prêmio “Jardins em Loteamento do Ano 2025” deste ano são três clubes que se distinguiram por excelentes realizações em jardinagem e compromisso com o ambiente. Este prémio é atribuído de dois em dois anos e o júri é composto por representantes das associações de hortas em loteamento, do conselho consultivo de hortas em loteamento e do Gabinete de Verdura Urbana e Hidrovias. A cerimônia comemorativa de premiação aconteceu no jardim em loteamento “Miltitz am See”.

Os vencedores do prêmio são a associação de hortas em loteamento Seehausen com até 75 jardins, a associação de hortas em loteamento Theklaer Höhe com até 200 jardins e a associação para cuidados de saúde natural em Kleinzschocher, que inclui mais de 200 jardins. Cada um dos vencedores recebe um prémio monetário de 1000 euros. Além disso, três indivíduos também foram reconhecidos pelo seu empenho: Brigitte Ahlert, Ernst-Jürgen Schwank e Holger Große. Serão plantadas três árvores em reconhecimento.

Conscientização ambiental e conservação da natureza em hortas em parcelas

A premiação para hortas em parcelas no “Dia do Jardim” insere-se no contexto da crescente importância da conservação ambiental e da natureza no desenho urbano. A horta em loteamento não serve apenas para relaxar e cultivar os próprios vegetais e frutas, mas também contribui para promover a proteção ambiental e a conservação da paisagem. O Lei Federal de Hortas em Loteamento formula princípios claros para o uso sustentável dessas áreas.

A lei define loteamentos como áreas para uso hortícola não comercial, um regulamento que permite que até um terço da área seja utilizado para produtos hortícolas, como frutas, vegetais e ervas aromáticas. Além da área de cultivo, também deve-se ter cuidado para garantir que a porção selada seja mantida pequena. A implementação destes requisitos é essencial para a promoção da biodiversidade e da diversidade ecológica nas áreas urbanas.

A cerimónia de entrega de prémios deste ano reflecte não só a qualidade dos esforços de jardinagem em Leipzig, mas também o compromisso dos clubes de jardinagem para com a comunidade. No seu discurso, o Prefeito Ambiental Heiko Rosenthal enfatizou que os vencedores fizeram contribuições notáveis ​​em termos de acessibilidade, qualidade das áreas comuns, proteção ambiental e vida ativa do clube.

Acontece que os jardins em parcelas não são apenas oásis de relaxamento individuais, mas também elementos importantes da natureza urbana e da estratégia de proteção ambiental que podem aumentar significativamente a qualidade de vida nas cidades.