Serviço voluntário no mosteiro: é assim que Friederike molda o seu futuro!
Serviço voluntário no mosteiro de Kirchberg: Friederike Krancke relata suas experiências e descobertas em Holzhausen.

Serviço voluntário no mosteiro: é assim que Friederike molda o seu futuro!
Friederike Krancke, de 19 anos e natural de Bonn, está atualmente completando um serviço voluntário federal (BFD) no Berneuchener Haus Kloster Kirchberg em Sulz. Após concluir o ensino médio, a jovem inicialmente ficou indecisa sobre seu futuro profissional. Ela teve a ideia de ser voluntária por meio de sua igreja e de sua mãe. Ela decidiu ir para um mosteiro, onde aprecia muito o trabalho prático e significativo.
Como parte do seu BFD, Friederike assumiu uma ampla gama de tarefas. Estas vão desde atividades na oficina e no jardim até tarefas domésticas. Ela acha particularmente emocionante dirigir uma grande carregadeira de rodas, pela qual recebeu uma isenção. Recentemente, ela utilizou esta carregadeira de rodas para transportar refrigeradores, pois naquele dia não havia motoristas oficiais disponíveis.
Experiências e perspectivas
Através do seu serviço voluntário, Friederike não só ganhou experiência prática. Ela também fez um breve estágio como carpinteira e desenvolveu um grande interesse pelo trabalho com madeira. No entanto, seu emprego dos sonhos continua sendo policial. O serviço voluntário proporcionou-lhe conhecimentos valiosos sobre diversas profissões e ela sente-se reconhecida e valorizada pelos seus colegas.
“Aprendi muito”, sublinha Friederike e sublinha que serviços voluntários como o BFD ou o FSJ merecem mais reconhecimento social. Ela também aprendeu com experiências negativas que a ajudaram em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Friederike recomenda que outros alunos que abandonam a escola considerem o voluntariado para conhecer melhor o mundo do trabalho e do trabalho em equipe.
Os benefícios do serviço voluntário
O Serviço Voluntário Federal oferece inúmeras vantagens que abrangem aspectos sociais e financeiros. Os voluntários recebem mensalmente um subsídio de bolso e alimentação de cerca de 450 euros e têm direito a alojamento ou 50 euros de compensação monetária por isso. Existe ainda a opção de complemento de mobilidade até 70 euros, 30 dias de férias anuais e seguros abrangentes em diversas áreas.
A duração destes serviços voluntários varia entre seis e 18 meses e inclui pelo menos três semanas de seminários por ano, que promovem não só a orientação profissional, mas também o desenvolvimento pessoal. Os participantes podem participar em dias educativos adaptados aos seus interesses, sejam passeios pela cidade, workshops ou experiências ao ar livre. Além disso, os voluntários recebem comprovante de trabalho qualificado e a oportunidade de serem reconhecidos como estágio preparatório para estudos.
No geral, o Serviço Voluntário Federal não é apenas uma oportunidade de adquirir experiência prática, mas também uma valiosa fase de orientação pessoal e social. As experiências positivas de Friederike no mosteiro são um exemplo impressionante de quão enriquecedor e educativo este caminho pode ser.