Ciclista levemente ferido após acidente em Leipzig – a polícia está investigando!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Leipzig-Engelsdorf, um ciclista ficou ferido em um acidente de carro. A polícia está investigando, a causa não é clara.

In Leipzig-Engelsdorf verletzte ein Radfahrer sich bei einem Unfall mit einem Pkw. Polizei ermittelt, Ursache unklar.
Em Leipzig-Engelsdorf, um ciclista ficou ferido em um acidente de carro. A polícia está investigando, a causa não é clara.

Ciclista levemente ferido após acidente em Leipzig – a polícia está investigando!

Na tarde de terça-feira ocorreu um acidente em Leipzig-Engelsdorf em que um ciclista ficou levemente ferido. O incidente ocorreu por volta das 13h50. no cruzamento da Riesaer Strasse e Bergahornstrasse/Gartenstrasse. O curso exato da colisão entre um carro e o ciclista não está claro e a polícia iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias. O ciclista caiu na estrada no acidente, mas não foram divulgadas mais informações sobre os danos causados.

O acidente esclarece os crescentes desafios que os ciclistas enfrentam nas estradas. De acordo com um estudo realizado pela pesquisa de acidentes das seguradoras (UDV), os ciclistas estão cada vez mais propensos a sofrer acidentes sem influência externa, especialmente nos meses de inverno. Em 2023, foram registados quase 27.400 acidentes de bicicleta sem qualquer outra pessoa envolvida, nos quais cerca de 6.400 pessoas ficaram gravemente feridas e 147 ficaram feridas mortalmente. Estatisticamente falando, as colisões entre bicicletas e carros levam a um desfecho ainda mais grave, com 5.112 feridos graves e 178 mortos.

Causas de acidentes e problemas de infraestrutura

As causas destes acidentes são muitas vezes devidas às condições meteorológicas e à infra-estrutura. A UDV relata que quase um em cada três acidentes individuais pode ser atribuído a condições inadequadas de condução. Os ciclistas exigem cada vez mais melhorias, especialmente a remoção de meios-fios nos cruzamentos e distância suficiente dos trilhos do bonde para evitar acidentes relacionados a quedas. Kirstin Zeidler, chefe da UDV, enfatiza que a maioria dos acidentes acontece entre dezembro e fevereiro, quando a chuva, o gelo, a neve e as folhas pioram as condições de condução.

A popularidade do ciclismo aumentou nos últimos anos, especialmente entre os idosos, mas isto também levou a um aumento no número de acidentes. Quase dois terços dos ciclistas afetados afirmam que o seu próprio estilo de condução desempenhou um papel importante no acidente. Quase uma em cada três pessoas que sofreram um acidente sozinho estava dirigindo rápido demais em determinada situação. Além disso, os acidentes com Pedelecs, que são mais pesados ​​e aceleram mais rapidamente, provocam frequentemente lesões mais graves do que os acidentes com bicicletas convencionais.

Dado este desenvolvimento, a segurança dos ciclistas continua a ser um desafio importante para o planeamento urbano e a política de transportes em Leipzig e não só.