Extremismo de direita em níveis recordes: combatentes antifascistas sob custódia!
Extremismo de direita em Connewitz: Painel de discussão em 18 de setembro de 2025 sobre os desafios atuais e o antifascismo. Entrada gratuita.

Extremismo de direita em níveis recordes: combatentes antifascistas sob custódia!
A crise no cenário político na Alemanha está a tornar-se cada vez mais clara. De acordo com um relatório recente do taz Os crimes de extrema direita estão a atingir um nível recorde. Isto anda de mãos dadas com uma radicalização da Alternativa para a Alemanha (AfD), enquanto o número de jovens antifascistas presos por confrontos violentos com extremistas de direita também está a aumentar. Particularmente digno de nota é o caso de Maja T., da Hungria, que está na prisão há mais de um ano e enfrenta uma pena de 24 anos. Lina E., de Leipzig, também cumpre actualmente uma pena de prisão de cinco anos, enquanto outros antifascistas enfrentam julgamentos em Dresden e Düsseldorf.
Estes desenvolvimentos levantam questões e apelam à discussão sobre as abordagens correctas ao anti-fascismo. Um evento sobre o tema acontecerá na quinta-feira, 18 de setembro de 2025, a partir das 17h. na UT Connewitz em Leipzig. A entrada é gratuita, mas é necessária reserva. O programa incluirá atendimento com dúvidas sobre assinaturas taz e leitura digital às 17h, seguido de painel de discussão às 19h.
Painel de discussão com participantes proeminentes
O painel de discussão será enriquecido por várias personalidades conhecidas, incluindo Wolfram Jarosch, professor de biologia e química e pai de Maja T. Outros participantes incluem Juliane Nagel do Die LINKE no parlamento estadual da Saxônia, Anne Fromm, chefe do departamento de reportagem e pesquisa da taz, e Konrad Litschko, editor da taz no departamento de reportagem e pesquisa.
Uma análise dos números mostra a evolução alarmante: Em 2024, foram registados 37.835 crimes de extremismo de direita, o que corresponde a um aumento de 47,4% face ao ano anterior. Em particular, o número de atos violentos de extremistas de direita aumentou 11,6%, para 1.281. Esta é uma tendência preocupante que é reforçada pelo aumento do número de violentos extremistas de direita. O Governo Federal estima que o número potencial de pessoas nestes grupos ronda os 15.300, o que representa um aumento em relação aos anos anteriores.
Os motivos e o conteúdo dos movimentos de direita são complexos. Utilizam frequentemente questões sociais, como o conflito no Médio Oriente, para propagar posições anti-migrantes e anti-semitas. Em 2024, ocorreram 360 manifestações de extremistas de direita, centradas em questões como o asilo e a migração, bem como no sentimento anti-queer. Ao mesmo tempo, registou-se um declínio no número de eventos musicais de extrema direita, embora ainda tenha havido um número médio significativo de visitantes.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, o próximo intercâmbio na UT Connewitz é de grande importância. O taz também publicará a última edição impressa em 17 de outubro de 2025 e só estará disponível em ePaper. No entanto, o Wochentaz permanece disponível em formato impresso e em ePaper.
Estes tópicos críticos e o evento planeado oferecem espaço para diálogo e reflexão sobre como lidar com o extremismo de direita e o antifascismo na Alemanha.