Incêndio criminoso em Connewitz: Polícia investiga carro elétrico e lata de lixo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Connewitz, Leipzig, a polícia investigava o incêndio criminoso de uma lata de lixo e de um carro. Possíveis motivos políticos estão sendo examinados.

In Connewitz, Leipzig, ermittelte die Polizei nach Brandstiftungen an einer Mülltonne und einem Pkw. Mögliche politische Motive werden geprüft.
Em Connewitz, Leipzig, a polícia investigava o incêndio criminoso de uma lata de lixo e de um carro. Possíveis motivos políticos estão sendo examinados.

Incêndio criminoso em Connewitz: Polícia investiga carro elétrico e lata de lixo!

Nas primeiras horas da manhã de 23 de novembro de 2025, vários incêndios criminosos ocorreram em Leipzig-Connewitz, o que levou a polícia ao local. Primeiro uma lata de lixo pegou fogo, depois um carro pegou fogo a algumas centenas de metros de distância. Os bombeiros tiveram que usar aparelhos de respiração para escapar da forte fumaça emitida pelo veículo elétrico em chamas. O Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que as chamas se propagassem para outros veículos; apenas uma sebe foi danificada. Atualmente não há informações sobre a quantidade de danos causados. A polícia suspeita de incêndio criminoso e iniciou uma investigação. Os perpetradores são atualmente desconhecidos e ainda não está claro se existe uma conexão entre os dois incidentes. A situação atual pode estar ligada aos acontecimentos da noite de sexta-feira, quando cerca de 15 pessoas não identificadas montaram barricadas e atearam fogo perto de um posto policial. Estas pessoas entoavam o slogan “Free Maja”, que se refere a Maja T., uma activista presa na Hungria por ataques a neonazis. O Ministério Público encarregou então a agência de segurança do Estado de investigar, a fim de examinar possíveis motivos políticos.

Houve incidentes semelhantes em Leipzig-Connewitz no passado. Em março de 2025, um prédio de apartamentos que acabara de ser reformado foi vítima de incêndio criminoso. Especialistas em extremismo policial iniciaram a investigação depois que uma carta reivindicando a responsabilidade apareceu na Internet. Sob suspeita de prática de crimes com motivação política, uma loja vazia foi identificada como local do crime, com resíduos volumosos incendiados na entrada da esquina. Neste caso, felizmente não houve danos materiais e nenhum ferimento foi relatado. As autoridades responsáveis ​​estavam principalmente preocupadas em encontrar testemunhas que pudessem fornecer informações sobre os incidentes na área. Tempo relata um aumento da regularidade de tais ataques neste distrito.

O contexto do extremismo na Alemanha

Os incidentes em Connewitz fazem parte de um problema mais vasto que afecta a República Federal da Alemanha. De acordo com informações de Estatista Cerca de 39.400 crimes extremistas e 60.000 crimes com motivação política foram registados na Alemanha em 2023, ambos os números representam valores elevados. O extremismo na Alemanha manifesta-se sob várias ideologias, incluindo o extremismo de direita e o extremismo de esquerda. Particularmente preocupante é o aumento da violência de esquerda, que incluiu aproximadamente 727 ataques violentos em 2023, 10% a mais que no ano anterior.

O espectro extremista de esquerda na Alemanha inclui cerca de 37 mil pessoas, das quais cerca de 11.200 são classificadas como violentas. Em comparação, existem cerca de 40.600 extremistas de direita na Alemanha, sendo 14.500 considerados violentos. Foi ordenado um aumento da presença policial em Connewitz em resposta aos repetidos ataques incendiários, a fim de dar aos residentes uma sensação de segurança e dissuadir possíveis perpetradores.

A polícia continua a investigar os casos em curso e está a fazer tudo o que pode para responsabilizar os autores e esclarecer possíveis motivos políticos por detrás dos crimes.