Torre do Livro de Leipzig: uma olhada nos bastidores do DNB!
Saiba mais sobre a impressionante torre de livros da Biblioteca Nacional Alemã em Leipzig e sua importância para o arquivamento de livros.

Torre do Livro de Leipzig: uma olhada nos bastidores do DNB!
Em 15 de junho de 2025, Jan Schäfer conduzirá um tour pela imponente torre do livro Biblioteca Nacional Alemã (DNB) em Leipzig. A Torre do Livro, inaugurada em 1982, tem 20 andares e é um símbolo arquitetônico da longa história desta instituição, que coleta e arquiva livros desde 1913. Os livros são organizados de acordo com o formato, o que permite um aproveitamento ideal do espaço e evita a troca constante por novos lançamentos.
Cerca de 13.900 novas publicações são registradas, categorizadas e classificadas todos os dias nas instalações do DNB em Leipzig e Frankfurt am Main, sendo a maioria dessas novas publicações obras eletrônicas. Além disso, existem mais de 3.600 itens de mídia física que também precisam encontrar lugar na biblioteca.
Condições ideais para livros
O DNB estabeleceu requisitos rigorosos para controle de temperatura e umidade. Uma temperatura ambiente entre 16 e 18 graus e uma umidade relativa de 40 a 50 por cento são ideais para armazenar os livros. A luz natural é completamente excluída para proteger os materiais da melhor forma possível. A espessa casca do edifício também garante estabilidade a altas temperaturas, enquanto as últimas extensões estruturais são climatizadas e, portanto, oferecem condições ideais.
Publicações e estudos
O DNB não é apenas um centro de arquivo, mas também um editor ativo. Os relatórios anuais digitais foram publicados desde 2022, e podem ser acessados via jahrbericht.dnb.de e oferecem extensas opções de arquivo e download. Entre as publicações mais recentes está o livro “Armazenamento de Conhecimento na República Federal” de Helke Rausch, que trata da história da Biblioteca Alemã entre 1945 e 1990.
Além disso, numerosas publicações como “Umbruch, Aufbruch 1990 – 2020”, publicada por ocasião do 30º aniversário da reunificação, podem ser encomendadas online e gratuitamente, assim como brochuras informativas e literatura especializada sobre o DNB e sobre temas de história da mídia. Outro título apelativo é o guia de arquitectura da Biblioteca Nacional Alemã, disponível por 5,00 euros.
Esta diversidade de materiais e informações sublinha o papel central do DNB como repositório de conhecimento e património cultural da Alemanha, que é importante não só localmente em Leipzig, mas também para a comunidade internacional.
 
            