Cortes de empregos da Siemens em Leipzig: funcionários lutam por seus empregos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 23 de junho de 2025, os funcionários de Böhlitz-Ehrenberg se posicionarão contra os cortes de empregos planejados na Siemens eMobility.

Am 23. Juni 2025 setzen Beschäftigte in Böhlitz-Ehrenberg ein Zeichen gegen den geplanten Stellenabbau bei Siemens eMobility.
No dia 23 de junho de 2025, os funcionários de Böhlitz-Ehrenberg se posicionarão contra os cortes de empregos planejados na Siemens eMobility.

Cortes de empregos da Siemens em Leipzig: funcionários lutam por seus empregos!

A situação na Siemens eMobility em Leipzig permanece tensa, pois em 23 de junho de 2025 os funcionários enviam um sinal comum de segurança e perspectivas. Alto IG Metall Leipzig A incerteza na força de trabalho é perceptível depois que a empresa anunciou, em 18 de março de 2025, sem aviso prévio, que cortaria um total de 6.000 empregos em todo o mundo. Destes, cerca de 2.850 empregos serão cortados na Alemanha, especialmente no negócio de automação e no negócio de soluções de carregamento.

Em Leipzig, são afetados cerca de 160 funcionários da divisão eMobility, que planeia ser separada da empresa no outono de 2024. Steffen Reißig, o primeiro representante do IG Metall Leipzig, ilustra a luta por cada emprego e enfatiza a importância central das pessoas nesta fase difícil.

Cortes de empregos e realocações

Alto Os saxões A Siemens assume que serão perdidos cerca de 450 empregos, dos quais 250 serão afectados na Alemanha. Isto também afeta a produção de estações de carregamento em Leipzig, que foi recentemente instalada e agora será descontinuada. A deslocalização do negócio de postos de carregamento para Corroios, Portugal, já está a ser planeada. A unidade de Corroios deverá tornar-se o principal local de produção do negócio de estações de carregamento, enquanto a Siemens afirma que não há planos para encerrar a fábrica em Leipzig.

Embora os despedimentos devam ser evitados, muitos funcionários estão preocupados com o seu futuro. A Siemens prometeu oferecer reciclagem e estágios internos aos funcionários afetados. O foco da empresa está na reorientação das suas operações num ambiente de mercado difícil, o que também inclui um maior foco na infraestrutura de carregamento rápido.

Reações e perspectivas

Os sinais de alarme soam para o conselho de trabalhadores e o IG Metall, que estão veementemente empenhados na preservação dos empregos. As razões para os cortes de empregos residem na forte pressão sobre os preços e no limitado potencial de crescimento do mercado, o que reforça a necessidade de um realinhamento estratégico. Espera-se que os cortes de empregos sejam concluídos até o final do exercício financeiro de 2025.

A história da localidade de Leipzig é caracterizada por altos e baixos. No passado, a produção deveria mesmo ser deslocalizada para Portugal, mas um contra-conceito impediu isso. Atualmente, o local continua a produzir componentes significativos, incluindo quadros de distribuição de baixa tensão e estações de carregamento. O IG Metall e o conselho de empresa esperam que, com soluções criativas e o empenho de todos os envolvidos, a situação atual possa mudar para melhor.