Schauspiel Leipzig traz We songs” – nova temporada começa hoje!
O Schauspiel Leipzig apresenta a temporada 2025/26 com o lema “We-Songs”, aborda questões sociais e começa hoje.

Schauspiel Leipzig traz We songs” – nova temporada começa hoje!
Hoje o diretor Enrico Lübbe apresentou o programa da temporada 2025/26 no Schauspiel Leipzig. Sob o lema “We-Songs”, a nova temporada será caracterizada por questões e conflitos sociais, que serão tratados tanto em estreias como em revivals e datas de repertório. As vendas antecipadas começaram no dia 19 de junho e oferecem aos visitantes a oportunidade de contar com uma programação variada.
A temporada será dominada pelo espaço provisório ag(o)ra, já que o grande palco permanecerá fechado até o final de outubro devido a trabalhos técnicos. A conclusão deste período intermediário é definida com “A Tempestade” de Shakespeare (diretor: Adewale Teodros Adebisi). A partir do outono, onze peças de repertório voltarão ao grande palco, incluindo clássicos como “Arsenic and Lace Cap” e “Woyzeck”.
Questões sociais em foco
O lema da temporada, “O que nos define como sociedade?” nos incentiva a focar em histórias e narrativas que moldam a sociedade. As peças não abordam apenas a diversidade cultural, mas também questões de “nós” e os desafios associados. A diretora Pia Richter traz Shakespeare para a peça “What You Want” com elementos de Taylor Swift. Nuran David Calis dirigirá “Maid of Orleans” de Schiller, enquanto Thomas Köck está trabalhando em “German Fairy Tales”, uma obra encomendada para o Schauspiel Leipzig.
Há também dois contos de fadas para famílias no programa: “Os Contos de Fadas de Andersen” e “O Coração Frio”. A partir de fevereiro de 2025, serão apresentadas no Grande Palco estreias que combinam temas contemporâneos e passados. “The Girschkarten” de Lukas Rietzschel aborda a saudade do passado. O próprio Lübbe dirige o filme e coloca a família moderna no contexto do “Pomar de Cerejeiras” de Chekhov.
Diversos projetos e colaborações
Um destaque especial da próxima temporada é o recém-fundado projeto ChorAlle, que promove o diálogo entre a cena independente e o teatro da cidade. No âmbito desta residência, terá lugar em junho de 2026 um festival denominado “4+1”, reunindo as vozes de jovens talentos dramáticos. Outros programas, como “Bu sözler bizim – As palavras nos pertencem”, de Yade Yasemin Önder, tratarão do significado do passado e da identidade.
O Schauspiel Leipzig continua a lutar pela prática teatral inclusiva. As ofertas incluem audiodescrição, linguagem de sinais alemã e assistência infantil abrangente. Os destaques da temporada são também o dia mensal do teatro com apresentações com descontos e a introdução do Schauspiel-Card 100, que dá entrada gratuita em todos os locais.
A primeira parte da temporada 2025/26 começa com uma agradável contagem de 96.000 visitantes até ao final de março de 2025, o que corresponde a um aumento de cerca de 6.000 visitas e a uma taxa de ocupação de 82,9 por cento. Foram contabilizados 15.000 visitantes no local provisório ag(o)ra e nos locais menores, com uma taxa de ocupação de 81,3 por cento. Mais informações e datas estão disponíveis online nos sites leipziginfo e schauspiel-leipzig.