Novo Nahlesteg em Leipzig: pedestres e ciclistas estão felizes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O novo Nahlesteg em Leipzig, aberto a ciclistas e pedestres, liga Möckern e Leutzsch. A proteção climática e a compatibilidade com a natureza são o foco.

Der neue Nahlesteg in Leipzig, für Radfahrer und Fußgänger freigegeben, verbindet Möckern und Leutzsch. Klimaschutz und Naturverträglichkeit stehen im Fokus.
O novo Nahlesteg em Leipzig, aberto a ciclistas e pedestres, liga Möckern e Leutzsch. A proteção climática e a compatibilidade com a natureza são o foco.

Novo Nahlesteg em Leipzig: pedestres e ciclistas estão felizes!

A cidade de Leipzig abriu recentemente a nova ponte sobre Nahlesteg, no norte de Auwald, para ciclistas e pedestres. Esta ligação central do caminho foi recentemente construída como parte da renovação do Heuweg e permite um fluxo desimpedido do rio porque a construção não tem pilares. O prefeito Thomas Dienberg enfatizou o aspecto de proteção climática da construção e enfatizou que nenhuma árvore foi derrubada na mata ciliar durante todo o projeto. Esta medida mostra o compromisso da cidade com a proteção da natureza e das espécies, afinal a área de construção está inserida numa área de proteção paisagística, proteção de aves e FFH.

A construção da nova travessia começou em outubro de 2023. Durante o período de construção, ciclistas e pedestres foram orientados em sentido único por uma ponte temporária. Esta ponte temporária deverá ser removida nas próximas semanas, provavelmente em meados de agosto de 2024. Os custos totais do novo Nahlesteg ascendem a 5,2 milhões de euros, dos quais 2,25 milhões de euros provêm da Iniciativa Nacional de Proteção Climática do Ministério Federal da Economia e Proteção Climática. O projeto foi inicialmente atrasado devido a vários desafios, incluindo problemas de entrega da estrutura de aço relacionados com a Guerra da Ucrânia.

Detalhes técnicos e desafios

A nova ponte é uma estrutura em arco de aço de vão único com vão de 50 metros e vão em arco de 5,50 metros. Graças à sua largura de quatro metros, permite encontros seguros entre ciclistas e pedestres. No entanto, a construção do Nahlesteg teve de ser temporariamente interrompida durante a temporada de pesca até 30 de junho de 2024, o que atrasou ainda mais a conclusão. Em particular, em meados de Abril foi necessária a utilização de duas gruas especiais para içar segmentos pesados ​​de pontes com peso entre 25 e 27 toneladas, o que representou um desafio logístico.

Com a conclusão do Nahlesteg, a principal ligação da ciclovia dentro da comunidade entre Möckern e Leutzsch será significativamente melhorada. A cidade de Leipzig conseguiu, portanto, não só criar uma importante artéria de trânsito, mas também ter em conta o aspecto da protecção climática, que hoje é de grande importância.

Para mais informações sobre a inauguração e os antecedentes do projeto, consulte os artigos Informações sobre Leipzig e Dia 24 ser lido.