Cultura em perigo: cortes drásticos ameaçam a literatura e arte da Saxônia

Cultura em perigo: cortes drásticos ameaçam a literatura e arte da Saxônia

Sachsen, Deutschland - Em 8 de junho de 2025, a discussão sobre promoção cultural na Saxônia é mais quente. O governo do estado apresentou um orçamento de corte para os anos 2025 e 2026, que afeta todos os departamentos. Instituições culturais, clubes e iniciativas, como l-iz.de são particularmente o. A já baixa promoção literária é exposta a novas ameaças, que o grupo regional Leipzig alerta no Pen Center Alemanha. Benedikt Dyrlich, porta -voz do grupo base de canetas, alerta que os planos de redução podem colocar em risco a diversidade da paisagem cultural saxão.

Nas conversas com parlamentares e representantes culturais, há uma ampla preocupação com os efeitos desses cortes. A doação para a Fundação Cultural Saxon deve ser atribuída ao nível de orçamento de 2015. Isso teria efeitos maciços na promoção de projetos de cabaré, cinema, bibliotecas e sociedade socio, especialmente em áreas rurais. Além disso, duas revistas literárias em Leipzig e Dresden são imediatamente ameaçadas, o que pode restringir ainda mais a diversidade cultural.

Apoio cultural e prioridades do governo

Apesar dos cortes no campo da cultura e da arte, o gabinete saxão enfatiza que o foco está na cultura e no turismo. O projeto do governo para o orçamento duplo 2025/26, como Media Service.sachsen.de relata que as áreas culturais recebem os mesmos meios de 2024. Isso corresponde a cerca de 104 milhões de euros.

Um pacto cultural para nove teatro municipal e orquestra continua com cerca de 9 milhões de euros. Além disso, 1,4 milhão de euros para educação cultural e 7,87 milhões de euros para escolas de música serão fornecidos. No entanto, deve -se notar que o financiamento do estado livre da Saxônia para 2025 será de 1,7 milhão de euros, o que significa 750.000 euros a menos em comparação com 2024.

Resistência e demandas da indústria cultural

O porta -voz do Grupo Leipzig na PEN, portanto, pede a coalizão da CDU e SPD na promoção cultural e pede a consideração das propostas para a mudança da oposição democrática no Parlamento do Estado Saxon. Esse debate político não se limita apenas aos meios financeiros, mas também afeta o 1º objetivo estadual da Constituição Saxônica que define saxões como um estado constitucional social.

Em resumo, pode -se observar que os cortes desejados no campo da cultura e arte terão efeitos profundos na vida cultural na Saxônia. Resta saber se a resistência por parte dos trabalhadores culturais e a população pode causar mudanças no planejamento orçamentário.

Details
OrtSachsen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)