Exposição Goethe em Leipzig: Um século de paixão literária!
A Biblioteca da Universidade de Leipzig celebra o legado de Goethe com uma exposição especial para marcar o 100º aniversário da Sociedade Goethe.

Exposição Goethe em Leipzig: Um século de paixão literária!
No dia 6 de novembro de 2025, será inaugurada na Biblioteca da Universidade de Leipzig, Biblioteca Albertina, a exposição especial "Ícone do Poeta. Coletando, pesquisando, venerando, comunicando GOETHE". Isto acontece por ocasião do 100º aniversário da fundação da Sociedade Goethe de Leipzig e lança luz sobre a cultura de colecionismo regional do século XIX. O foco está em Johann Wolfgang von Goethe, um dos escritores mais influentes da língua alemã, cuja obra e pessoa ocupam um lugar especial na memória literária da Alemanha. [Leipziginfo] relata que a exposição mostra numerosos objetos do acervo da biblioteca universitária que ilustram as práticas colecionistas de Goetheana.
O próprio Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749 em Frankfurt am Main e é conhecido por seus diversos talentos como poeta, dramaturgo e cientista. Suas obras tiveram enorme influência no pensamento literário, político e filosófico do Ocidente, e ele é considerado a maior figura literária da Alemanha na era moderna. Suas obras mais conhecidas incluem “Fausto”, “A aprendizagem de Wilhelm Meister” e “As dores do jovem Werther”. A importância de Goethe reflete-se no facto de ter sido reconhecido como poeta nacional na Alemanha, especialmente após a fundação do Império Alemão em 1871, quando a sua influência e reputação aumentaram muito. [Wikipedia] e [Britannica] oferecem insights abrangentes sobre sua formação biográfica e realizações literárias.
A exposição e seus destaques
A exposição estará aberta de 7 de novembro de 2025 a 1 de fevereiro de 2026 e a entrada é gratuita. Um aspecto especial da mostra é a primeira apresentação de objetos da coleção Fausto de Julius Bode, que foi transferida para a Biblioteca Albertina em 1913. Esses itens colecionáveis ilustram não apenas a grande importância de Goethe, mas também o papel de Leipzig como centro do comércio de autógrafos no século XIX.
Os importantes colecionadores que moldaram o culto a Goethe incluem Georg Kestner, que teve contato pessoal com o poeta, e Salomon Hirzel, que começou a colecionar em 1832. Colecionar objetos literários, especialmente autógrafos e gravuras valiosas, foi uma expressão da cultura burguesa no século XIX. O programa de apoio da exposição discutirá o papel das sociedades literárias na comunicação da obra e do legado de autores conhecidos.
Uma olhada na influência de Goethe
Goethe, que estudou Direito na Universidade de Leipzig de 1765 a 1768, foi uma figura central no Classicismo de Weimar e teve uma influência duradoura na literatura alemã e europeia. As suas obras, muitas vezes descritas como clássicas, são consideradas alta literatura europeia. Seus poemas foram musicados por compositores como Mozart, Beethoven e Schubert. Goethe não foi apenas um gênio literário, mas também um cientista natural interessado que estudou botânica, anatomia e teoria das cores. A sua visão do mundo, como pensador livre e crítico de dogmas, influenciou muitos pensadores e artistas do século XIX, incluindo Schopenhauer, Nietzsche e Hegel.
A exposição "Ícone do Poeta. Colecionar, pesquisar, homenagear, comunicar GOETHE" faz parte do tema Leipzig ano 2025 "Mais que uma história - cidade do livro Leipzig". A exposição será acompanhada por um catálogo de 88 páginas ricamente ilustrado que estará disponível localmente e em livrarias. Mais informações podem ser encontradas no site da Biblioteca da Universidade de Leipzig.