Crise hídrica 2050: Baden-Württemberg em modo de alarme por causa das mudanças climáticas!
Em 15 de julho de 2025, a Ministra do Meio Ambiente, Thekla Walker, explica o abastecimento de água em Baden-Württemberg e seus desafios até 2050.

Crise hídrica 2050: Baden-Württemberg em modo de alarme por causa das mudanças climáticas!
As alterações climáticas têm impactos significativos no abastecimento de água em Baden-Württemberg. As previsões indicam que, até 2050, cerca de metade dos municípios deixarão de conseguir satisfazer as suas necessidades de água durante os períodos de pico. Isto emerge de um estudo em andamento do Ministério do Meio Ambiente, que analisa o abastecimento de água nas cidades e vilas relatado.
A Ministra do Meio Ambiente, Thekla Walker (Verdes), apresentará em breve os resultados individuais do estudo em Stuttgart. O plano diretor do abastecimento de água prevê uma análise abrangente da infraestrutura existente, a fim de garantir a segurança do abastecimento de água a longo prazo. Até agora, 25 distritos já foram examinados e os restantes distritos seguir-se-ão em breve.
Desafios e causas agudos
A situação das águas subterrâneas no sudoeste já é tensa em 2023 e apresenta graves deficiências que são piores do que nos conhecidos anos secos de 2003 e 2018. Esta nova situação é comparável às condições do ano seco de 2020 e afecta particularmente as áreas cársticas dos Alpes da Suábia e as terras altas da Floresta Negra. No entanto, actualmente não existem estrangulamentos no abastecimento público de água, o que se deve à situação actual.
O plano diretor de abastecimento de água também prevê a criação de um balanço detalhado da quantidade de água até 2050. As descargas de nascentes e os níveis das águas subterrâneas são registados e uma variedade de observações de longo prazo, testes de esforço e projeções climáticas são utilizadas para avaliar o futuro abastecimento de água. pistas.
Perspectivas futuras
Como parte desta análise abrangente, são feitas previsões sobre o desenvolvimento populacional e as futuras necessidades de água potável. A demanda de pico durante os períodos de calor é particularmente levada em consideração. As retiradas significativas dos grandes consumidores da rede pública de água e as utilizações relevantes das águas subterrâneas da indústria, do comércio e da agricultura também desempenham um papel crucial. O objetivo é determinar as necessidades adicionais de água para cada município, tendo em conta os casos de carga de base e de pico.
Os resultados dos estudos em curso são esperados para o próximo ano e são de grande importância para o planeamento do abastecimento de água numa altura em que as alterações climáticas têm efeitos cada vez mais visíveis.