Juventude em Estugarda: Preocupações com a democracia e a participação política!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 15 de julho de 2025, mais de 500 jovens em Estugarda discutirão democracia e participação juvenil com políticos.

Am 15.07.2025 diskutieren über 500 Jugendliche in Stuttgart mit Politikern über Demokratie und Jugendbeteiligung.
No dia 15 de julho de 2025, mais de 500 jovens em Estugarda discutirão democracia e participação juvenil com políticos.

Juventude em Estugarda: Preocupações com a democracia e a participação política!

A Conferência Estadual da Juventude de Baden-Württemberg aconteceu em Stuttgart em 15 de julho de 2025. Mais de 500 jovens de todas as partes do estado se reuniram para discutir temas que lhes são caros. A conferência ofereceu aos participantes a oportunidade de transmitir as suas preocupações, desejos e ideias diretamente aos políticos do estado. Os políticos presentes incluíram a Ministra da Educação, Theresa Schopper, o Ministro dos Assuntos Sociais, Manfred Lucha, e a Ministra do Meio Ambiente, Thekla Walker, todos membros do Partido Verde.
Abdi Ahmed, de 18 anos, está envolvido tanto nos Jusos como no conselho local da juventude. Ele também é o primeiro presidente estadual do recém-fundado conselho consultivo estadual da juventude. Uma preocupação central de Ahmed é a discussão sobre a democracia e a necessária protecção da mesma, especialmente tendo em conta os desenvolvimentos preocupantes no sentido de uma mudança para a direita na sociedade. Ele enfatiza a importância de ouvir as vozes dos jovens e apela a mais formatos de participação juvenil.

A preocupação com o estado da democracia na Alemanha foi partilhada por muitos participantes. Um estudo sobre jovens realizado pela Universidade de Estugarda, realizado em nome do Ministério da Cultura, mostra que o interesse pela política entre os jovens dos 14 aos 17 anos está a diminuir. Cerca de 2.000 alunos do nono ano foram entrevistados e os resultados pintam um quadro preocupante de satisfação com a democracia entre esta faixa etária. O cientista político André Bächter enfatiza a importância dos contactos pessoais entre os jovens e os políticos, enquanto os debates nas câmaras municipais são destacados como formatos valiosos para o diálogo em igualdade de condições.

Crescente interesse na participação dos jovens

Felizmente, o empenho dos jovens em Baden-Württemberg cresceu nos últimos anos. Desde 2015, as crianças e os jovens têm uma palavra a dizer nas decisões que os afetam diretamente. Isto também é comprovado pelos resultados do estudo “Participação municipal de crianças e jovens em Baden-Württemberg 2023”. De acordo com este estudo, o número de municípios com programas de participação juvenil aumentou de 53% em 2018 para 68% em 2024. O aumento da participação infantil, em particular, é significativo: de 23% para mais de 55%.
As formas de participação de crianças e jovens são diversas e vão desde representações representativas, como conselhos locais de jovens e parlamentos de jovens, até formatos abertos, como audiências de jovens e fóruns de jovens que permitem o diálogo direto. Estes desenvolvimentos são de grande importância para a democratização dos processos municipais em Baden-Württemberg.

Theresa Schopper, a Ministra da Educação, expressou o seu apreço pela coragem dos jovens em expressarem as suas opiniões. As suas preocupações sobre o estado da democracia são fortemente apoiadas pelo feedback dos jovens. A este respeito, a Conferência Estatal da Juventude é um passo valioso para compreender melhor os medos e preocupações dos jovens e incorporá-los nos processos de tomada de decisão política.