Leipzig cria novo alojamento partilhado para refugiados!
Leipzig está a criar um novo alojamento partilhado para refugiados na Ostheimstrasse 40, a fim de aliviar o peso do alojamento de emergência.

Leipzig cria novo alojamento partilhado para refugiados!
Em Leipzig, está a ser criado um novo alojamento partilhado para refugiados na Ostheimstrasse 40. A sugestão partiu da prefeita Martina Münch e foi confirmada pelo prefeito Burkhard Jung. A cidade de Leipzig decidiu alugar o edifício por um período de dez anos a partir de julho de 2025. O alojamento pode ser utilizado a curto prazo, uma vez que o edifício já foi renovado. A Ostheimstrasse 40 pode acomodar até 21 pessoas, o que representa uma importante ampliação da capacidade existente no local.
O proprietário, que também é responsável pela gestão e assistência social dos residentes, publicará os dados de contacto no site da cidade www.leipzig.de/gefluechtete antes do início da utilização. O novo alojamento complementa um edifício adjacente na Ostheimstraße 38, para o qual já existe um contrato de alojamento com o mesmo fornecedor. Isto significa que podem ser aproveitadas sinergias, especialmente na assistência social, o que beneficia os moradores de ambos os edifícios.
Necessidade e necessidade atual
A medida é considerada urgente porque o alojamento partilhado existente em Leipzig oferece apenas capacidade limitada. Muitos refugiados têm de viver temporariamente em alojamentos de emergência, incluindo tendas e salas de exposição. No final de Março de 2025, 498 pessoas estavam alojadas nestes alojamentos de emergência, muitas delas há mais de um ano. A necessidade de soluções habitacionais estáveis e de longo prazo é grande, e o gabinete de assistência social está activamente à procura de casas e áreas adequadas para substituir estas acomodações de emergência no futuro.
O papel dos Hospitalários
Desde a onda de refugiados em 2015, os Johanniter assumiram tarefas importantes na ajuda aos refugiados. Em nome da Direcção do Estado da Saxónia, operam dois centros de acolhimento inicial com capacidade máxima de 600 ou 700 pessoas. O atendimento é prestado 24 horas por dia em sistema de três turnos e oferece abrigos para pessoas que necessitam de proteção. As tarefas do Johanniter incluem, entre outras coisas, o alojamento, alimentação e cuidados médicos dos refugiados, bem como a oferta de atividades de lazer e cursos de línguas. Além disso, as crianças são atendidas nas consultas com as autoridades e há diversas ofertas de orientação cotidiana.
O Johanniter opera atualmente cinco acomodações compartilhadas em Leipzig que oferecem acomodação familiar. Aqui os residentes são preparados para uma vida independente na Alemanha. O voluntariado desempenha um papel crucial na manutenção das inúmeras ofertas. Os Johanniter estão constantemente em busca de ajuda para prestar esse apoio.
A construção do novo alojamento partilhado na Ostheimstrasse 40 representa um passo importante para enfrentar os actuais desafios na ajuda aos refugiados em Leipzig e oferecer às pessoas afectadas uma melhor perspectiva.