Protesto por Wischelandhalle: O futuro da cultura em Seehausen é instável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Seehausen, cerca de 200 pessoas protestam pela renovação do Wischelandhalle. O Administrador Distrital Puhlmann está planejando várias soluções.

In Seehausen protestieren rund 200 Menschen für die Sanierung der Wischelandhalle. Landrat Puhlmann plant verschiedene Lösungsansätze.
Em Seehausen, cerca de 200 pessoas protestam pela renovação do Wischelandhalle. O Administrador Distrital Puhlmann está planejando várias soluções.

Protesto por Wischelandhalle: O futuro da cultura em Seehausen é instável!

O futuro do Wischelandhalle em Seehausen é o foco de intensas discussões e protestos. De acordo com um relatório de MDR Cerca de 200 pessoas se reuniram para manifestar-se pela preservação e reforma do prédio. Este protesto ocorreu por ocasião de uma consulta entre o Administrador Distrital Patrick Puhlmann e os líderes dos grupos parlamentares do conselho distrital e do conselho municipal. Puhlmann, que está no cargo pelo SPD, explicou que demolir o salão estava fora de questão, o que tranquilizou os manifestantes.

O distrito de Stendal, proprietário do Wischelandhalle, está trabalhando em um conceito para preservação e reforma do imóvel. Ao desenvolver este plano, os custos de gestão consideraram opções que são ao mesmo tempo rentáveis ​​e mais caras. No entanto, Patrick Puhlmann não forneceu nenhuma informação específica sobre os recursos financeiros necessários, mas são esperados milhões. O prefeito Detlef Neumann expressou preocupação com o financiamento destas medidas.

Planos de conversão e renovação

A partir de 16 de setembro de 2024, o Wischelandhalle será convertido em instalações esportivas escolares e de clubes, a fim de atender às diversas necessidades dos clubes locais. Alto Distrito de Stendal Foi aprovado um conceito de utilização adaptado que divide o hall em duas secções: o foyer e o próprio hall. Um máximo de 199 pessoas podem estar presentes em uma das duas seções ao mesmo tempo para garantir a segurança. O acesso à seção não utilizada durante um evento é proibido, enquanto os chuveiros podem ser usados ​​durante os jogos da liga.

Apesar destes passos positivos, subsistem diversas deficiências estruturais. Mesmo que já tenham sido realizadas reparações no sistema de alarme de incêndio, iluminação de segurança e alimentação de emergência, também são necessárias obras básicas na cobertura. Problemas com registos corta-fogo e sistemas de ventilação obrigaram a administração a recorrer a soluções manuais de ventilação e extração de fumo e calor. Para garantir o bom funcionamento durante o inverno, foram priorizados os trabalhos de reparação do sistema de aquecimento.

Impacto nos clubes esportivos locais

A situação no Wischelandhalle tem impacto direto na comunidade desportiva local, especialmente nos clubes de andebol. Estes estão a registar perdas enormes porque há falta de visitantes. Segundo o MDR, os responsáveis ​​reportam uma perda de vários milhares de euros por ano devido ao número limitado de telespectadores. Isso gerou preocupações de que novas restrições poderiam afastar os espectadores.

No entanto, a decisão sobre o futuro final do Wischelandhalle demorará mais alguns meses. O Administrador Distrital Puhlmann e a cidade de Seehausen pedem paciência e discussões construtivas para encontrar a melhor solução possível para o salão, que desempenha um papel central na vida social e cultural da comunidade.