A frustração da Rússia com o escape do Antonov An-124: Um horror aéreo!
Leipzig se torna o centro das aeronaves Antonov An-124, enquanto as aeronaves russas ficam ociosas lá.

A frustração da Rússia com o escape do Antonov An-124: Um horror aéreo!
No dia 11 de julho às 14h38. hora local, o Antonov An-124 com matrícula UR-82073 pousou no aeroporto de Leipzig-Halle. A aeronave pertence à Antonov Airlines e está estacionada em Kiev-Svyatoshyn desde março de 2021 para trabalhos de manutenção. Dada a actual situação geopolítica, esta aterragem reveste-se de particular interesse. O espaço aéreo sobre a Ucrânia está fechado a voos civis desde 24 de fevereiro de 2022, tornando as circunstâncias das aproximações particularmente complicadas.
Naquele dia, o An-124 voou para a fronteira polaco-ucraniana sem sinal de transponder e só foi rastreável no espaço aéreo polaco. Testemunhas oculares relataram o An-124 voando baixo sobre Kiev, o que surpreendeu o exército russo. Críticos na Rússia disseram que foi um fracasso destruir o An-124 no solo ou derrubá-lo após a decolagem. O canal Telegram “Fighterbomber” descreveu a evacuação despercebida como um “triste incidente” para a inteligência russa.
A aviação russa em crise
Enquanto isso, um avião de carga russo, um Volga-Dnepr Antonov An-124, está preso no Canadá há três anos. O governo canadense planeja entregar o avião à Ucrânia, que tem sido fortemente criticada pela Rússia e pela companhia aérea. Este An-124 transportou testes de Covid da China para Toronto no final de fevereiro de 2022, logo após o início do ataque russo à Ucrânia. Enquanto estava no Canadá, o governo fechou o espaço aéreo aos aviões russos, o que prendeu o avião.
Em junho de 2023, o então primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou a transferência para a Ucrânia, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia chamou isso de "roubo cínico". Os militares russos continuam a usar o An-124, enquanto a Antonov Airlines da Ucrânia opera a aeronave civilmente. Após a destruição do An-225 Mrija, irmão mais velho do An-124, na Batalha de Hostomel, a situação tornou-se ainda mais precária.
Situação atual da frota An-124
A Antonov Airlines agora tem seis An-124 ativos novamente depois que o UR-82073 foi equipado com aviônicos modernizados e motores modificados. Esses novos motores possuem propulsores serrilhados para reduzir as emissões de ruído. Os especialistas suspeitam que o An-124 pode ter voado para Leipzig para a certificação das suas modificações, o que deverá torná-lo uma parte importante da frota regular da Antonov Airlines.
Em contraste, três Volga-Dnepr An-124, também localizados em Leipzig, não estão em condições de aeronavegabilidade e não recebem manutenção há muito tempo. Isto contrasta fortemente com os An-124 ucranianos, que operam em todo o mundo a partir de Leipzig. A cooperação entre a NATO e o Volga-Dnepr terminou em 2018 e os estados ocidentais impuseram sanções às empresas russas. Esta situação enfraqueceu significativamente a indústria da aviação russa e afetou gravemente as operações do An-124.
Os desenvolvimentos em torno do Antonov An-124 reflectem a crise mais ampla nas indústrias da aviação dos dois países e são outro exemplo das complicadas tensões geopolíticas na região. Além dos conflitos militares, o destino destas aeronaves icónicas continua a ser altamente influenciado por considerações económicas e diplomáticas.
 
            