Torcedores revoltados de Magdeburg deixam o caos no estádio RB!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O RB Leipzig derrotou o Magdeburg por 3 a 1 na Copa DFB, mas violentos tumultos no bloco visitante causaram enormes danos.

RB Leipzig besiegt Magdeburg 3:1 im DFB-Pokal, doch gewaltsame Ausschreitungen im Gästeblock führen zu massiven Schäden.
O RB Leipzig derrotou o Magdeburg por 3 a 1 na Copa DFB, mas violentos tumultos no bloco visitante causaram enormes danos.

Torcedores revoltados de Magdeburg deixam o caos no estádio RB!

Houve grandes tumultos no fim de semana passado nas oitavas de final da Copa DFB entre RB Leipzig e 1. FC Magdeburg, que terminou com uma vitória de 3 a 1 para os anfitriões. Cerca de 7.000 torcedores de Magdeburg viajaram e causaram estragos na área de convidados, causando danos estimados em cerca de 20.000 euros. As instalações sanitárias foram gravemente danificadas, os lavatórios e os acessórios dos sanitários masculinos foram completamente destruídos e vários assentos no bloco de fãs foram arrancados das suas fixações.

Após o jogo, a polícia teve que intervir por causa de “tumultos massivos” no estádio. As equipes de emergência usaram força e dispositivos de pulverização irritantes para acalmar a situação. No total, foram registrados os dados pessoais de 124 suspeitos e eles foram divulgados em direção ao S-Bahn da Bayerischer Bahnhof. Um incidente particularmente grave foi o insulto racista a um homem de 22 anos por um apoiante do FCM, cuja identidade é agora conhecida. A polícia está investigando vários crimes, incluindo lesões corporais e danos à propriedade.

Eventos chocantes no estádio

No segundo tempo, foi anunciada a triste notícia da morte de um torcedor do Magdeburg nos círculos do estádio, que já havia sido ressuscitado. Apesar desta trágica notícia, muitos torcedores do Magdeburg comemoraram, o que gerou assobios dos torcedores do Leipzig. O chefe do clube do RB Leipzig expressou preocupação sobre a adequação da celebração dadas as circunstâncias. O diretor esportivo Otmar Schork explicou que os torcedores ainda não sabiam da notícia de sua morte naquele momento.

O Leipzig já havia publicado um aviso de emergência nas redes sociais logo após o início do jogo, o que sublinhou a gravidade da situação. Após o jogo, os jogadores foram informados enquanto a polícia era chamada ao estádio para evitar novos atos de violência. A Taça DFB continua a ser um território controverso e os recentes incidentes levantam mais uma vez questões sobre a propensão para a violência nos estádios de futebol.

Um problema recorrente

Os incidentes em Leipzig não são isolados. Em geral, o MDR informa sobre o aumento da violência no futebol, que nem sempre está relacionada com derrotas desportivas ou crimes. Pesquisadores como o professor Gunter A. Pilz observam que explosões violentas são frequentemente planejadas e representam uma forma de alguns fãs se identificarem ou buscarem reconhecimento por meio de agressões. O futebol oferece um quadro estruturado que pode encorajar comportamentos violentos.

A responsabilidade dos clubes e dos seus torcedores está agora mais em foco do que nunca. O RB Leipzig planeja reparar os danos no próximo jogo em casa contra o Eintracht Frankfurt, enquanto o 1. FC Magdeburg ainda não comentou os incidentes.

Para muitos, permanece a questão de saber como é que tais distúrbios podem ser eficazmente combatidos no futuro e qual o papel que os clubes e a polícia desempenham neste contexto.

Bild.de, RBlive.de, MDR.de