Alarme das águas subterrâneas: milhões de alemães ameaçados pela falta de água!

Alarme das águas subterrâneas: milhões de alemães ameaçados pela falta de água!

Probstheida, Deutschland - Na Alemanha, está surgindo uma imagem preocupante do suprimento de água subterrânea. Um estudo atual do Instituto Frankfurt de Pesquisa Social-Ecológica (ISOE), que foi realizada em nome do governo federal, mostra que mais águas subterrâneas são removidas em 201 dos 401 municípios do que pode ser reproduzido por precipitação. A situação afeta principalmente as regiões secas da Alemanha Oriental e as áreas metropolitanas, como o Reno Rail e partes da Baixo Saxônia. Cerca de um quarto dos municípios já registraram "estresse agudo das águas subterrâneas", como FR.

Os dados nos quais o estudo se baseia apenas até 2021, para que informações mais recentes dos anos úmidos não pudessem ser levados em consideração. Os dados das águas subterrâneas são coletadas a cada três a quatro anos na Alemanha, que, de acordo com Robert Lütkemeier, o principal autor do estudo, leva a dados inadequados. Uma coleta de dados mais frequente seria desejável para avaliar mais precisamente o estresse das águas subterrâneas, para poder tomar medidas preventivas. md Enfatiza a estratégia nacional da água também fornece um monitoramento real para o SPTERN.

Desafios do abastecimento de água

Os desafios atuais no abastecimento de água são complexos. Mais da metade das águas subterrâneas tiradas na Alemanha é usada para o suprimento de água potável, geralmente por linhas remotas em grandes distâncias. As atividades industriais também contribuem para apertar a situação. Por exemplo, a mineração de linhita reduz os níveis de água subterrânea através do bombeamento de água, o que restringe ainda mais a disponibilidade de água valiosa. A agricultura também aumentou seus requisitos de água desde os anos de seca de 2018, o que leva ao maior estresse no suprimento de água subterrânea.

O governo federal, portanto, exige uma redução no consumo de água e uma distribuição justa de bem precioso. Um ponto central das 78 medidas definidas na estratégia nacional da água estipula para fortalecer o suprimento de água, promovendo os ecossistemas naturais. No entanto, atualmente existem atrasos na implementação devido à falta de recursos financeiros e interesses divergentes.

Visualização futura

Com a constante ameaça ao suprimento de água subterrânea, surge a questão de se a estratégia nacional da água na Alemanha ainda é politicamente relevante. Moritz Böttcher, do governo federal, expressa preocupações a esse respeito e apela aos responsáveis ​​por revisar e implementar efetivamente as estratégias para combater a falta de água o mais rápido possível. Os desafios futuros na proteção ambiental e climática que também afetam a área da água estão em foco.

Details
OrtProbstheida, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)