Grande operação após desabamento de edifício em Machern – pessoa desaparecida encontrada!
Em 2 de julho de 2025, um prédio desabou em Plagwitz. Equipes de resgate procuraram uma pessoa desaparecida que mais tarde foi encontrada em segurança.

Grande operação após desabamento de edifício em Machern – pessoa desaparecida encontrada!
Na noite de terça-feira, 2 de julho de 2025, houve uma dramática mobilização de equipes de resgate em Machern, no distrito de Plagwitz. Às 19h20, os bombeiros voluntários de Püchau, Machern e Brandis, juntamente com o vice-chefe dos bombeiros distritais e o serviço de resgate DRK, foram alertados. O motivo do alarme foi o desabamento de um prédio no qual uma pessoa estava desaparecida. Um celeiro em uma fazenda de três lados desabou em circunstâncias pouco claras e havia a possibilidade de o proprietário estar sob os escombros, de acordo com medienportal-grimma.de.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou, foi feito imediatamente um levantamento da situação. Os serviços de emergência descobriram que outras partes do edifício também poderiam desabar, tornando a situação perigosa para as equipes de resgate. Como resultado, cães de resgate e consultores especializados da Agência de Assistência Técnica (THW) foram alertados. Ao mesmo tempo, a polícia iniciou medidas para encontrar a pessoa desaparecida, embora não se pudesse excluir que se encontrasse fora do edifício.
Operação de busca e liberação
O corpo de bombeiros imediatamente começou a limpar a área e procurar a pessoa desaparecida. A cooperação entre as diferentes equipas de resgate foi notável. Após intensas buscas de duas horas, vizinhos e policiais conseguiram estabelecer contato telefônico com o proprietário. Ele não estava em Plagwitz no momento do colapso, o que amenizou a situação. Todas as medidas de busca e segurança foram então suspensas e a operação terminou por volta das 22h30. O corpo de bombeiros agradeceu expressamente a todas as forças destacadas pela sua cooperação profissional.
Em incidentes semelhantes, como o ocorrido no oeste de Estugarda, os serviços de emergência da THW prestaram apoio logo no início, após o desabamento de um edifício na manhã de segunda-feira. Durante esta operação, equipas de limpeza, escavadoras de rodas e carregadores telescópicos foram utilizadas para proteger o edifício parcialmente destruído e procurar pessoas desaparecidas. A estática do edifício também foi avaliada por consultores de construção do THW, enquanto o trabalho de busca foi realizado com cães de resgate ov-ludwigsburg.thw.de.
A variedade de meios utilizados e a cooperação coordenada entre as diversas equipas de resgate sublinham a importância de agir rapidamente em situações de emergência. Medidas de prevenção, como o monitoramento contínuo através do sistema de segurança do local operacional, também são muito importantes nessas operações. Na tragédia de Estugarda, o desaparecido foi finalmente encontrado morto à noite, o que causou grande consternação aos serviços de emergência e à polícia.