Grande alegria: a nova ponte em Wiederitzsch estará disponível no dia 30 de outubro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 30 de outubro de 2025, a nova ponte na Wiederitzscher Straße em Möckern será cerimoniosamente aberta ao tráfego.

Am 30. Oktober 2025 wird die neue Brücke der Wiederitzscher Straße in Möckern feierlich für den Verkehr freigegeben.
Em 30 de outubro de 2025, a nova ponte na Wiederitzscher Straße em Möckern será cerimoniosamente aberta ao tráfego.

Grande alegria: a nova ponte em Wiederitzsch estará disponível no dia 30 de outubro!

A nova ponte na Wiederitzscher Straße em Leipzig será aberta ao tráfego em 30 de outubro de 2025, após o início da nova construção em fevereiro de 2024 e a passagem subterrânea ferroviária ter sido previamente aprofundada. A ponte é uma estrutura composta de aço com cerca de 34 metros de comprimento e quase 11 metros de largura. Os custos totais da construção ascendem a cerca de 5,3 milhões de euros, tendo o Estado Livre da Saxónia fornecido um subsídio de cerca de 2 milhões de euros. Isso se tornou necessário porque a ponte antiga apresentava danos significativos por corrosão e os reparos não eram mais possíveis. Este foi parcialmente demolido em 1994, reduzindo a largura para cerca de 13 metros. Um reparo emergencial em fevereiro de 2020 resultou em tráfego de faixa única com limite de carga de 3,5 toneladas. Durante o período de construção, foi também construída uma ponte provisória para permitir a passagem de peões e ciclistas, embora esta tenha sido desmantelada. No entanto, a trilha no lado leste da nova ponte está aberta nas últimas semanas.

Proteção contra corrosão como tarefa central

A proteção eficaz contra a corrosão é essencial para a longevidade das pontes. Na Alemanha, cerca de 4.200 pontes de aço e aço misto com mais de 6 milhões de metros quadrados de superfície de aço precisam ser permanentemente protegidas contra a corrosão. Dependendo dos requisitos específicos, são utilizadas diferentes opções de tratamento de superfície. De acordo com [bast.de].

O MBI oferece revestimentos especiais que protegem contra ácidos, produtos químicos e temperaturas extremas. Processos como o jato de esponja são usados ​​para remover ferrugem e revestimentos antigos com precisão e suavidade. A utilização de revestimentos de zinco e revestimentos orgânicos é padrão para garantir a longevidade de pontes e outras estruturas de transporte.

De acordo com as normas e regulamentos DIN, em particular ZTV-ING 4-3, são definidos sistemas de proteção contra corrosão adequados para atender aos diferentes desafios e condições. Estas medidas não só garantem a estabilidade mecânica das estruturas, mas também contribuem para a manutenção da infra-estrutura de transportes.