Futuro do Campo do Milênio: Cidadãos lutam por um parque distrital verde!
Lindenau está planejando um parque distrital no Millennium Field, uma iniciativa dos cidadãos pede que a área seja totalmente preservada contra o desenvolvimento.

Futuro do Campo do Milênio: Cidadãos lutam por um parque distrital verde!
Em janeiro de 2025, a Câmara Municipal decidiu elaborar um plano de desenvolvimento para o Campo do Milénio em Lindenau. Esta área não urbanizada de aproximadamente 2,5 hectares no Canal Karl Heine é uma importante área verde para a cidade de Leipzig que deve ser protegida do desenvolvimento total. O objetivo do plano é utilizá-lo parcialmente como parque distrital, mas a iniciativa de cidadania “Salve o Campo do Milénio!” apela a uma conversão abrangente de toda a área num parque distrital, a fim de garantir a longo prazo o valioso espaço verde e manter a qualidade de vida na área.
Um problema fundamental dos planos é a área contaminada que faz parte do Campo do Milênio. Anteriormente, este era usado como local de oficina de pintura e, portanto, está altamente poluído. A iniciativa de cidadania e a associação ambientalista Ökolöwe já iniciaram uma petição e organizaram protestos para chamar a atenção para as medidas de renovação inadequadas. Os críticos descrevem a situação atual como um “negócio podre” porque os locais contaminados no local são apenas cobertos por uma película, o que impossibilita o crescimento das árvores.
Desenvolvimento planejado e suas consequências
Além disso, a Stadtbau AG está planejando construir um prédio escolar de seis andares para a Escola Internacional de Leipzig (LIS) no Millennium Field, projetado para mais de 2.000 alunos. Em comparação, a maior escola de Leipzig, a “Schule am Palmengarten”, tem actualmente cerca de 1.120 alunos e a “Schule Gießerstraße” quase 500. Este aumento significativo de alunos e os problemas de trânsito associados estão a causar preocupação entre os residentes.
O uso planejado da área poderia levar a um aumento drástico no volume de tráfego. Já existe um elevado nível de poluição sonora na Karl-Heine-Straße, que provavelmente aumentará ainda mais como resultado da utilização adicional das escolas. Os cidadãos também temem que o desenvolvimento conduza à gentrificação e ao aumento dos preços dos aluguéis, o que colocará em risco as ofertas da comunidade local.
Exigências da iniciativa de cidadania
A iniciativa de cidadania apela à administração municipal para que adquira terrenos que possam ser abertos, em vez de investir mais em projetos de construção problemáticos. A seu ver, os planos de desenvolvimento contradizem o actual plano de ordenamento do território, que designa o Campo do Milénio como área de uso público. Eles pressionam pela criação de um plano de desenvolvimento qualificado que garanta a preservação do Campo do Milênio como espaço verde.
Além disso, a iniciativa apela à Stadtbau AG e à LIS para que considerem locais alternativos para o projecto escolar. Alertam que em tempos de alterações climáticas a cidade necessita urgentemente de mais espaços verdes, por exemplo para melhorar a qualidade do ar e contrariar os efeitos do calor do verão. A análise climática da cidade classifica o Campo do Milénio como uma área “particularmente digna de protecção”, o que apoia ainda mais as exigências da iniciativa de cidadania.
Decisões inovadoras podem ser esperadas no futuro para o campo do milénio. Um maior desenvolvimento será crucial para a preservação dos espaços verdes e a qualidade de vida dos residentes na zona oeste de Leipzig.
Para mais informações sobre os desenvolvimentos em torno do campo do milénio, pode ler o relatório em L-IZ e acima Millenniumfield.noblogs.org acompanhar.