O prefeito de Lübeck ousa apostar: chocolate pelo comércio justo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O prefeito de Lübeck, Jan Lindenau, opina no dia 26 de agosto em uma aposta para promover o comércio justo de chocolate.

Lübecks Bürgermeister Jan Lindenau wiegt sich am 26. August bei einer Wette zur Förderung fair gehandelter Schokolade.
O prefeito de Lübeck, Jan Lindenau, opina no dia 26 de agosto em uma aposta para promover o comércio justo de chocolate.

O prefeito de Lübeck ousa apostar: chocolate pelo comércio justo!

O prefeito de Lübeck, Jan Lindenau (SPD), lançou hoje uma aposta emocionante para promover o comércio justo. Na terça-feira, 26 de agosto, será pesado sob as arcadas da Câmara Municipal de Lübeck, às 11 horas. O motivo desta aposta é a venda de chocolate de comércio justo, que tem como objetivo vender mais de 1200 barras durante a próxima Semana de Feiras, que decorrerá de 12 a 26 de setembro em Lübeck. Este período é uma oportunidade ideal para aumentar a consciência sobre a importância do comércio justo e apoiar a economia local. Durante o processo de pesagem, representantes de organizações e empresas de Comércio Justo estarão presentes para fornecer informações sobre a aposta e o comércio justo.

O chocolate a ser vendido no âmbito da aposta será apresentado pela Weltladen Lübeck. Ute Lankowski, que trabalha na loja mundial, enfatiza a importância da compra de produtos de comércio justo para combater o trabalho infantil no cultivo do cacau. Além desta importante mensagem, há também uma aposta interessante: se a população de Lübeck conseguir vender o número definido de barras de chocolate, o prefeito Lindenau incluirá mais dois produtos de Comércio Justo no buffet em futuros eventos oficiais. Porém, caso a aposta não seja cumprida, ele receberá uma assinatura anual de chocolate da loja mundial.

Compromisso com o comércio justo

O que é particularmente digno de nota é que Lübeck foi certificada como cidade de Comércio Justo desde 2011, o que sublinha o compromisso da cidade no combate às condições de trabalho exploradoras e à destruição ambiental no sul global. A cidade é a primeira em Schleswig-Holstein a receber este prêmio da TransFair e.V. Para alcançar este estatuto, teve de cumprir cinco critérios, incluindo o apoio ao comércio justo através de uma resolução cidadã e a existência de um grupo diretor coordenador.

Os participantes em Lübeck são na sua maioria voluntários, o que significa que a comunidade está fortemente envolvida em atividades de comércio justo. Como parte das suas iniciativas, é também promovida uma ligação entre a proteção climática e o comércio justo. Por exemplo, a equipa de proteção climática do departamento de ambiente, natureza e proteção do consumidor faz parte do grupo diretor, que sublinha os diversos esforços da cidade para apoiar ações amigas do clima e socialmente responsáveis.

No futuro, Lübeck gostaria de apresentar-se como uma cidade cultural e Travemünde como uma estância balnear no Mar Báltico no conceito de desenvolvimento turístico para 2030. Um ponto central deste conceito é destacar tanto Lübeck como Travemünde como destinos de viagem amigos do clima com o seu próprio perfil. Estas medidas não só contribuem para o crescimento económico da cidade, mas também apoiam os efeitos positivos do comércio justo e da proteção climática.