O zoológico do futuro de Leipzig: 25 anos de progresso e projetos emocionantes!
O Zoológico de Leipzig está comemorando 25 anos do plano diretor “Zoo do Futuro” – com novos projetos e criação de animais apropriados para as espécies.

O zoológico do futuro de Leipzig: 25 anos de progresso e projetos emocionantes!
O Zoológico de Leipzig está comemorando um aniversário notável nestes dias. O plano diretor do “Zoológico do Futuro” foi aprovado em 2000, e o local agora pode contar com mais de 24 anos de implementação bem-sucedida. O zoológico é hoje considerado um dos zoológicos mais modernos do século 21, status que se deve às inúmeras inovações e extensas reformas das últimas duas décadas. O diretor do zoológico, Prof. Jörg Junhold, anuncia com orgulho a importância deste jardim zoológico para a proteção das espécies e o desenvolvimento urbano, e o potencial que ele possui para a região de Leipzig é claramente enfatizado.
Um painel de discussão no qual participaram o prefeito de Leipzig, Burkhard Jung, o ex-prefeito Wolfgang Tiefensee e o Prof. Junhold, destacou o progresso e os desafios dos últimos anos. Burkhard Jung acompanha a transformação do zoológico desde 2006, enquanto Wolfgang Tiefensee iniciou o processo de iniciativa do plano diretor. O plano é implementado por uma equipa interdisciplinar de funcionários do jardim zoológico e especialistas externos que, em conjunto, definem as condições e os objectivos-quadro. Aspectos importantes incluem a concepção de recintos apropriados às espécies, a criação profissional de animais, as perspectivas dos visitantes, bem como a transferência de conhecimentos e a viabilidade financeira.
Sucessos e desafios
Os primeiros grandes projetos incluíram a savana dos leões e a Pongolândia, que foram implementados entre 2001 e 2004, seguidos pelo mundo de aventura tropical de Gondwana. Esses desenvolvimentos estavam entre os principais marcos do plano diretor. No entanto, o zoológico teve que superar desafios significativos durante a pandemia corona. Os fechamentos levaram a atrasos nos projetos planejados, incluindo a reforma do terrário e do importante canteiro de obras da Terra do Fogo para leões marinhos e pinguins, que estão programados para serem concluídos nos próximos anos.
Um total de cerca de 41 milhões de visitantes visitaram o zoológico do futuro, e mais de 650 espécies de animais vivem agora nos habitats recém-projetados. Até à data, foram investidos mais de 245 milhões de euros na transformação do jardim zoológico, com o objetivo de concluir a implementação integral do plano diretor até ao seu 150º aniversário, em 2028.
Desenvolvimentos atuais
O Prof. Junhold também dá uma visão sobre projetos futuros, incluindo a construção do mundo aquático da Terra do Fogo. As obras de construção no mundo insular asiático apenas começaram e a renovação do terrário está prevista para ser concluída no próximo ano. O zoológico também está planejando vários eventos para comemorar adequadamente o ano de aniversário, incluindo as “Magic Tropical Lights”, bem como outros eventos, como o festival infantil de caridade K!DZ e o histórico festival de artistas de rua em Pentecostes.
Tendo em conta o número de visitantes, o zoológico decidiu ajustar os preços dos ingressos. A partir de 21 de março de 2025, os preços para adultos e crianças aumentarão 1 euro, enquanto os bilhetes para o dia da família aumentarão 4 euros. Os custos crescentes que tornam necessários estes aumentos de preços foram comunicados de forma transparente pela administração do jardim zoológico.
Os novos residentes do zoológico incluem um casal reprodutor de antas de dorso preto. O macho Nuang e a fêmea Nessa mudaram-se recentemente de Copenhague e do Zoológico de Chester, respectivamente. Também foi criado um novo casal reprodutor para os lobos-guará, sendo os dois animais provenientes de vários zoológicos europeus. No geral, o jardim zoológico pretende aproveitar os sucessos de reprodução anteriores e, assim, promover ainda mais o património animal e a protecção das espécies.
Em resumo, pode-se dizer que o Zoológico de Leipzig não é apenas um local importante para atividades de lazer, mas também um importante centro de proteção e educação de espécies. Como relata leipziginfo.de, os próximos anos serão dominados pela implementação bem-sucedida do plano diretor e pelo fortalecimento adicional do desenvolvimento sustentável do zoológico.