O cemitério ao sul de Leipzig brilha: sepulturas históricas restauradas!
Em 3 de julho de 2025, o prefeito ambiental de Leipzig elogiou o trabalho de restauração da Sociedade Paul Benndorf durante uma visita ao cemitério sul.

O cemitério ao sul de Leipzig brilha: sepulturas históricas restauradas!
Em 3 de julho de 2025, um passeio pela cidade de Leipzig e pela Paul Benndorf Society e.V. aconteceu no Südfriedhof, que ofereceu uma viagem impressionante pela arte tumular restaurada. A Prefeita Ambiental Heiko Rosenthal participou do evento e reconheceu o importante trabalho da Sociedade Paul Benndorf. Nos últimos meses, isso restaurou extensivamente vários túmulos, incluindo os de Leonard Treusch, o joalheiro da corte real saxônica, de Otto Schelper, um intérprete de Wagner, e da família de pintores de vidro Stokinger.
A Sociedade Paul Benndorf foi fundada em 2008 e desde então está comprometida com a promoção dos valores culturais no setor de cemitérios e monumentos. Desde a sua fundação, a sociedade restaurou cerca de 60 exemplos importantes de arte tumular e, com mais de 300 membros, é uma das maiores do género na região de língua alemã. Ela também dirige um café fúnebre no Südfriedhof há mais de dez anos e apoia ativamente o departamento de cemitérios do Escritório de Parques Urbanos e Águas, que é responsável por outros seis cemitérios municipais.
Restauração e novo cemitério
Uma das mais belas novidades no campo da preservação de monumentos é a iminente conclusão do SECUNDUM SEPULCRUM, segundo cemitério da Sociedade Paul Benndorf. Este túmulo tem espaço para 40 sepulturas e foi criado para preservar as memórias dos membros falecidos da sociedade. Após um ano e meio de preparação, o túmulo, feito de sienito verde de Spremberg e projetado pelo escultor de Leipzig, Alfred Frätzel, está em fase de conclusão. A decoração do quadro em bronze e a tigela com guirlanda de rosas são do professor Alfredo Neri e foram confeccionadas na metalúrgica de Württemberg.
A tumba em si pesa cerca de cinco toneladas. No entanto, nos últimos anos sofreu danos significativos devido a uma tempestade e uma árvore arrancada. A Sociedade Paul Benndorf apoiou a restauração com fundos significativos para restaurar esta obra de arte histórica. O mestre jardineiro Steffen Schröder projetará o novo cemitério, com a figura feminina “Luto” atualmente sendo restaurada.
Alfred E. Otto Paul, que também explicou vários aspectos históricos culturais e artísticos durante o passeio, enfatizou que o Cemitério Sul de Leipzig é uma excelente criação de parque do diretor do jardim Otto Wittenberg. É considerada uma importante necrópole e um dos mais importantes cemitérios do parque europeu. Os criadores da arte tumular no cemitério sul incluem artistas conhecidos como Alfred Neri, Josef Limburg, Alois Kolb, Max Lange, Otto Josef Olbertz, Josef Magr e Johannes Hartmann.
No coração de Leipzig, não só a história é preservada, mas também é criado um património único para as gerações futuras que sublinha a identidade cultural da cidade. A Sociedade Paul Benndorf continua a sua valiosa contribuição nesta área e continuará a promover ativamente o diálogo sobre os valores culturais no setor de cemitérios e monumentos nos próximos anos.
Para mais informações sobre os trabalhos de restauração e as inúmeras iniciativas da Sociedade Paul Benndorf, leia os relatórios LIZ e as novidades diretamente no site Sociedade Paul Benndorf.