O novo bairro de Leipzig: 40 apartamentos num antigo quartel!
Começa a construção do bairro urbano Glesiener Straße, em Leipzig: 1.500 apartamentos, design moderno e alta demanda aguardam os moradores.

O novo bairro de Leipzig: 40 apartamentos num antigo quartel!
Um ambicioso projecto residencial está a tornar-se realidade em Leipzig. Começaram as obras de construção de um novo bairro urbano na Glesiener Straße, no distrito de Möckern, que incluirá um total de mais de 1.500 apartamentos. A primeira fase de construção prevê a construção de 40 apartamentos, com início de construção previsto para o verão de 2023. A K&P Immobilien GmbH de Taucha é responsável pela parte oriental da área de 12,5 hectares e também pretende realizar mudanças abrangentes no desenvolvimento urbano com o projeto, a fim de aumentar a qualidade de vida na área. Os relatos sobre isso LVZ.
A nova área residencial é caracterizada por um alto padrão energético que atende aos requisitos do KfW 40 QNG e, portanto, permite a utilização de programas especiais de financiamento federal. Os preços de compra são superiores a 7.000 euros por metro quadrado, e mais de metade dos apartamentos já foram vendidos ou reservados. Isto não é de admirar, uma vez que a procura é elevada nesta localização preferida, que está próxima dos principais empregadores na zona norte de Leipzig. O distrito também é comercializado sob o nome de projeto “Wettiner Westend”.
Planejamento e desenho do distrito
O novo bairro da cidade, projetado pelos arquitetos Hähnig I Gemmecke BDA PartGmbB, se estenderá por uma área localizada entre Max-Liebermann-Straße, a rota S-Bahn, o cemitério de Möckern e a antiga padaria do exército. Alto L-IZ O concurso de desenvolvimento urbano para seleção do projeto contou com sete concorrentes. O prefeito do edifício, Thomas Dienberg, foi positivo em relação ao resultado unânime do júri e enfatizou a importância do conceito geral para esta área anteriormente pouco desenvolvida.
O bairro será projetado com bastante espaço verde e também contará com opções de compras e restaurantes, incluindo creche, se possível. Serviços de saúde como consultórios médicos e farmácia também estão previstos em um novo prédio. O júri elogiou a diversidade e flexibilidade da estrutura urbana, bem como a qualidade dos espaços abertos, mas também observou que alguns detalhes ainda precisam de ser revistos.
Outras perspectivas
Os destaques planejados do distrito da cidade incluem duas garagens de bairro para residentes e espaços comerciais, bem como três prédios altos que serão construídos perto da parada Slevogtstraße S-Bahn. Um desses arranha-céus terá majestosos 45 metros de altura e 13 andares mais um andar escalonado. O arquiteto Yang Zhang também está planejando a “Torre Zhang” para 2026.
Todo o processo de planeamento já demorou 13 anos e é necessário um plano de desenvolvimento juridicamente vinculativo para iniciar um desenvolvimento abrangente. Pelo menos 30% dos apartamentos deverão também ser socialmente apoiados, a fim de garantir uma combinação de diferentes tipos de habitação e de apoiar grupos socialmente desfavorecidos. A exibição pública do projeto de plano de desenvolvimento está prevista para este ano, prevendo-se que a Câmara Municipal tome uma decisão até meados de 2026.
Com estas medidas, Leipzig está a enviar um sinal claro para a construção de habitações modernas e a criação de bairros habitáveis. O desenvolvimento estrutural e social do distrito de Glesiener Straße definirá o rumo para um espaço urbano sustentável.